UBM-PR rememora 100 anos do ‘08 de Março’ com ato público e show

O espetáculo Faces de Mulher será realizado no dia 8 de março, às 20 horas, no Teatro Guairinha

Em 2010, mulheres do mundo inteiro comemoram os 100 anos do Dia Internacional da Mulher. Em Curitiba, a União Brasileira de Mulheres – Seção Paraná (UBM-PR) participa no dia 06/03 (sábado), às 11 horas, de ato público com caminhada que vai da Praça Santos Andrade à Boca Maldita. No dia 8, a entidade convida a todos para participar do Show Faces de Mulher, evento que acontecerá no Teatro Salvado de Ferrante (Guairinha), às 20 horas.

As manifestações que ocorrerão em diversos países no dia 08 de março irão reafirmar as lutas e conquistas que caracterizaram o papel da mulher na busca pela igualdade de gênero ao longo desses 100 anos de existência da data simbólica. Em Curitiba, o ato público do dia 06/03, coordenado pelo Fórum Popular de Mulheres, Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Federação de Mulheres do Paraná e demais entidades do movimento feminista, popular e sindical – contará com a participação de centenas de mulheres, que se concentrarão na Praça Santos Andrade. De lá seguirão em direção à Boca Maldita, local final da manifestação.

De acordo com a coordenadora da UBM-PR, Elza Maria Campos, o objetivo da atividade é convocar a sociedade para levantar as bandeiras históricas da luta das mulheres e de todos os/as trabalhadores/as, sobretudo neste ano de eleições no país.

“É um momento de nós, mulheres, contribuirmos para o debate sobre a relação mulheres x poder. Esse é um ano político e é fundamental superar a sub-representação feminina na política e em todos os espaços de poder para impulsionar o avanço da democracia no Brasil. As eleições deste ano constituem importante momento desta luta. E as conquistas das mulheres se dão no ventre da liberdade e da democracia, mas também sob a pressão das próprias com o apoio da sociedade”, explica.

Faces de Mulher – No dia 08 de Março, a UBM-PR, em conjunto com a Rede Esperanto (RDEE), promove a 2ª Edição do Show Faces de Mulher. O espetáculo será realizado no Teatro Salvador de Ferrante (Guairinha), às 20 horas.

Na ocasião, as cantoras – Janaina Fellini, Raquel Santanna, Simone Magalhães, Clarice Mendes, Maria Isabel Corrêa e Zezé Chagas – apresentarão o trajeto feminino ao longo das transformações e da consolidação de sua presença na música paranaense e brasileira. “As múltiplas faces femininas dão corpo ao show nas mulheres compositoras, nas mulheres criadoras do poético-musical-performance vocal, nas mulheres instrumentistas, desde a época do rádio, época em que a presença das mesmas era praticamente inexistente”, finaliza Elza.

Além da música, o público também poderá conferir as esculturas da artista plástica Graciela Scandurra, que farão parte do cenário – e de uma exposição no local-, representando a mulher em movimento. “O movimento surge da natureza, da mãe terra. As esculturas no cenário representam esse ritmo constante, persistente de tantos anos de luta, que nós, mulheres, fazemos”, comenta a artista.

O valor do ingresso é de R$ 5,00 (estudantes) e 10,00 reais (público geral) e os convites podem ser adquiridos no próprio local e pela internet no site: http://www.teatroguaira.pr.gov.br/

100 anos – O dia 8 de março rememora a greve das tecelãs que, em 1857, terminou com o assassinato de 129 mulheres operárias de uma fábrica em Nova Iorque. A data foi relembrada 53 anos depois. Em 1910, durante a Conferência de Mulheres da II Internacional, realizada na Dinamarca, a comunista Clara Zetkin propôs um dia de solidariedade e memória às lutas das mulheres trabalhadoras, em especial às vitimas daquele lamentável episódio da história. Na oportunidade, aquelas reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas.

Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) ratificou a data que, hoje, além de ser lembrada no mundo inteiro, a sua origem revela a luta por melhores condições de trabalho, participação política e emancipação da mulher.

Sobre a UBM-PR – A UBM – Seção Paraná é vinculada à União Brasileira de Mulheres (UBM), organização feminista que congrega mulheres na luta contra a discriminação de gênero, racial, de geração, de orientação sexual ou de qualquer natureza. Volta-se para a defesa dos direitos e reivindicações da mulher, na luta contra a opressão da mulher e por sua emancipação. Atua no sentido da participação da mulher ao lado de outros segmentos da sociedade na garantia da soberania nacional, dos direitos sociais; por um Brasil com igualdade social e de gênero, livre de toda exploração é opressão.

Mais informações:

União Brasileira de Mulheres – Seção Paraná, com Elza Campos (coordenadora geral): 9901-8699 e Graciela Scandurra – fone: 3026-1504
Site: www.cigarraseformmigas.org.br
Email: [email protected]
Assessoria de imprensa UBM-PR: Andréa Rosendo – 9905 2844