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Portal Brasil revela que governo está atento à disputa na rede

A riqueza de conteúdos do Portal Brasil e seu perfil de prestador de serviços certamente dará uma nova visibilidade às ações do governo, atingindo um público amplo que terá mais opções além dos portalões para se informar sobre o que tem feito a administração comandada pelo presidente Lula.


Lula comparou o Portal Brasil a um "Google nacional", por reunir grande volume de informações que antes estavam espalhadas em diferentes sites do governo.

O governo federal lançou nesta quarta-feira (3) o Portal Brasil (www.brasil.gov.br). O lançamento ocorreu em Brasília com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Franklin Martins, titular da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), pasta responsável pelo portal.

Segundo informação da Secom, o novo site governamental é concebido para oferecer serviços, cultura, informações e aproximar o Estado do cidadão. "O Portal foi desenhado para alterar os atuais parâmetros da comunicação digital no âmbito do Poder Executivo Federal, de modo a tornar-se ferramenta em contínuo aprimoramento, tanto na publicação de conteúdo quanto na interação com o usuário. Mais de 500 serviços estarão disponíveis para os cidadãos", afirma o release da Secretaria (clique aqui para saber mais sobre o Portal Brasil).

O site foca prioritariamente quatro públicos: empreendedores, estudantes, imprensa e trabalhadores. Seu conteúdo está organizado por áreas temáticas como Cidadania, Cultura, Economia, Educação, Esporte, Geografia, História, Meio ambiente, O Brasil, Saúde e Turismo.

A reformulação do Portal Brasil é resultado de um processo de trabalho que levou cerca de três anos. Só no último ano foram investidos R$ 11 milhões no desenvolvimento do Portal. Segundo Silvia Sardinha, diretora de internet e eventos da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o portal foi lançado com 30% do conteúdo planejado já no ar. A meta é disponibilizar o restante até junho.

Área estratégica

Com o Portal Brasil o País entra em um novo estágio na comunicação com a sociedade e os meios de comunicação, avaliou o presidente Lula durante a cerimônia realizada no auditório do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Segundo Lula, o portal dará ainda mais transparência às ações do governo federal e leva a democracia brasileira à sua potência máxima, num exercício "extraordinário de disponibilizar coisas que antes eram tidas como segredo", disse o presidente.

A iniciativa revela que o governo compreendeu a importância estratégica da internet como fonte de informação que atinge um público cada vez maior em todas as classes sociais. Outra iniciativa importante do governo, o Plano Nacional de Banda Larga, também é reveladora desta compreensão que, se for mesmo efetivada da maneira correta, poderá, a médio prazo, contribuir para alterar o status quo da comunicação social no país.

O próprio presidente Lula, em seu discurso, deixou clara esta idéia ao dizer que "É bem possível que tenha gente que não esteja gostando do que estamos fazendo, porque a informação é uma forma de exercício de poder. Quem tem mais informação tem mais chance de influir nas decisões de poder".

Além disso, o lançamento do Portal Brasil ocorre num momento político bastante oportuno: quando começa a se cristalizar o tom de campanha eleitoral e se inicia o debate programático sobre os projetos que rião disputar a atenção dos eleitores até outubro. Neste cenário, um portal que oferece aos internautas uma vasta gama de informações e serviços sobre todas as esferas da administração federal é uma ferramenta bastante útil.

Com o portal, o governo espera ainda contribuir para aumentar ainda mais a percepção positiva do Brasil no exterior. Para isso, uma boa parte do conteúdo do novo site será disponibilizado em espanhol e inglês.

Blog do Planalto não pegou

A nova inciativa comunicacional do governo deve compensar o fiasco que tem sido o trabalho com o Blog do Planalto.

Lançado na esteira da excelente iniciativa da Petrobras, que criou um blog (Fatos e Dados) para se contrapor às investidas da oposição e da mídia contra a estatal, o Blog do Planalto poderia também ter se transformado numa poderosa ferramenta de comunicação do governo, mas fracassou por um erro de concepção editorial: a maior parte do conteúdo no Blog do Planalto é divulgado em formato de vídeo, o que prejudica sua reprodução em outros sites, desestimula o acompanhamento das notícias e diminui a audiência do blog.

Além disso –e talvez por tratar-se de um órgão de comunicação oficial–, o blog também não cumpre a função de ser um contraponto ao discurso anti-governo cultivado pela grande imprensa. Ao que parece, só recentemente os editores do blog acordaram para a necessidade deste veículo cumprir tal tarefa. Mesmo assim, o fazem de forma bastante tímida.

Do Portal Brasil também não se espera que venha cumprir este papel de polemizar com a grande mídia , mas a riqueza de conteúdos da nova página eletrônica e seu perfil de portal de serviços certamente dará uma nova visibilidade às ações do governo, atingindo um público amplo que terá mais opções além dos portalões para se informar sobre o que tem feito a administração comandada pelo presidente Lula.

Da redação,
Cláudio Gonzalez

Veja no vídeo abaixo uma apresentação do Portal Brasil: