61º Salão de Abril divulga relação dos selecionados para 2010

Participaram da seleção mais de 400 obras de artistas de 19 Estados brasileiros e 30 delas foram escolhidas para a edição da mostra em 2010

A curadoria do 61º Salão de Abril concluiu o processo de seleção das obras que irão integrar a mostra em 2010. Foram escolhidas 30 obras dos 405 trabalhos inscritos e cada uma delas irá receber um incentivo de R$ 2,5 mil da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). As obras selecionadas são pinturas, fotografias, instalações, intervenções urbanas, esculturas, desenhos, performances e videoarte.

As obras foram selecionadas por uma comissão julgadora/curadoria formada por três membros, todos de reconhecimento nacional. A seleção levou em consideração o potencial sensível das obras, o rigor da apresentação e a possibilidade de diálogo de cada uma com as outras. Participaram da seleção artistas de 19 Estados brasileiros, sendo São Paulo o Estado com maior participação, com 123 inscritos. O Ceará ficou em seguida, com 77, e o Rio de Janeiro logo depois, com 53 inscrições.

A 61ª edição do Salão de Abril, agendada para o período de 16 de abril a 30 de maio de 2010, tem o mesmo tema que a edição do ano passado: “Qual o lugar da arte?”. A proposta é dar continuidade à reflexão da relação do homem com o espaço, a questão da identidade e da coletividade e o papel da arte na contemporaneidade, instigando o pensamento sobre o lugar que esta ocupa na sociedade.

Dessa forma, permanece o circuito expositivo da mostra que reúne espaços como a Praça do Passeio Público, as ruas Major Facundo e Senador Alencar, o Centro de Referencia do Professor, entre outros espaços não-convencionais de fruição artística. A ideia é democratizar e facilitar o acesso da população, principalmente aquela que não percorre o circuito das galerias e museus, à produção artística contemporânea brasileira, instituindo novos espaços para a arte, inseridos em lugares de valor afetivo e histórico para a Cidade.

O 61º Salão de Abril está inserido na política municipal para as artes visuais, que contempla uma perspectiva sistêmica e integradora da sociedade, aproximando poder público, artistas e população na busca de encontrar formas mais inclusivas de promover o encontro entre as diferentes camadas da produção cultural da cidade.

Um dos destaques para o Salão de Abril de 2010 é a concessão de uma bolsa de incentivo à formação, no valor de R$ 10 mil, a um artista escolhido entre os 30 selecionados, para desenvolvimento, no período de pelo menos 30 dias, de ações de suporte às atividades de formação e capacitação, através de realização de programas de treinamento, residências, trocas de experiências, conhecimentos, vivências educativas, experimentações e investigações processuais e pesquisas estéticas. O artista beneficiado pela bolsa pode realizar qualquer ação dessas em qualquer cidade dentro do território nacional.

Relação dos selecionados para o 61º Salão de Abril:

1) ALICE LARA/DF – “Esperando para mais delícias” e “Sutileza Lasciva” – PINTURA

2) ANA BEATRIZ ELORZA / SP- “Por isso” – FOTOGRAFIA

3) ANNE CARTAULT d´OLIVE / SP-“Bóias” – INSTALAÇÃO

4) ARQUIVO VIVO (ÍTALO RODRIGUES)/CE- “Mapas do medo” – INTERVENÇÃO URBANA

5) BETH DA MATTA/ PE- “Judith- Últimos dias” – INTERVENÇÃO/ INSTALAÇÃO

6) CLARA URBINATTI / SP-“Volumes táticos: objeto nº1-interditador” e “Programa pela sabotagem construtiva” – ESCULTURA E INTERVENÇÃO URBANA

7) CLARICE LIMA / SP – “Saia #2” – FOTOGRAFIA

8) DIEGO SANTOS/ CE – “S/Titulo I e II, da série a tanto tempo do chão”- DESENHO

9) EDUARDO JORGE / MG – “ Aula 1 (sopro) e 2(resíduo) “ – PERFORMANCE

10) EGON PACHECO/ PA- “Riscos” e “Caixa em caixa II” – INSTALAÇÃO

11) ELCICLEI ARAÚJO / PA-“O céu não é o limite I” e “II”- DESENHO

12) ERICA FERRARI / SP-“ Série ‘passagem/contenção:travessia’” – OBJETO

13) FLÁVIO CERQUEIRA/ SP- “Ex Corde” – ESCULTURA

14) ÍRIS HELENA- PB- “Notas Públicas” – FOTO/INSTALAÇÃO

15) JÚNIOR PIMENTA / CE – “Maquiagem de fronte” – INTERVENÇÃO URBANA

16) JARED COMÍCIO / CE – “Arquivo de Horizontes” –IMPRESSÃO DIGITAL

17) JUSSARA CORREIA / CE – “Lygia” – PERFORMANCE

18) GILIO MIALICHI / SP- “Sintoma” – INTERVENÇÃO URBANA

19) GRUPO ACIDUM / CE –“Propagando” – INTERVENÇÃO URBANA

20) GRUPO MESA DE LUZ /DF –“ Mesa de Luz:cotidiano” – PERFORMANCE

21) LUCIANA GUIDORZI / SP- “A pessoa busca seu lugar” – PERFORMANCE

22) MAURICIO ADINOLTI/ SP – “S/ Titulo IV e VII” – PINTURA

23) PEDRO MEYER / RJ – “Pintura Expandida” – PINTURA SITE SPECIFIC

24) RAFAEL RG / SP – “Em 20 minutos” e “Sem Titulo” – INTERVENÇÃO URBANA

25) RICARDO E. MACHADO/ PR – “Elevando” e “Aquela Vaga” – VIDEOARTE

26) ROBERTO BERNARDO / SP – “Things ain´t what they used to be (Oscar Peterson and Jon Faddis)” e “Rockin chair (Joe Wilder)” – PINTURA

27) RODRIGO LOURENÇO DA SILVA / RS“ Desvenda : Feira de Arte Contemporânea”- INSTALAÇÃO

28) SERGIO ALLEVATO / RJ – “ Alcantarea Imperialis – série Rio de Janeiro” e “ Órgãos reprodutivos Alcantarea Imperiais – série Rio de Janeiro “ – PINTURA

29) TATUMÉIA / DF – “Caixa de Fósforo” – VIDEO ARTE

30) THIAGO PRIMO/ RJ –“ Capela Piscina” – FOTOGRAFIA

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Cultura de Fortaleza – Secultfor