19 consórcios de saúde já aprovados pela Assembleia Legislativa

Aguardam sanção do governador Cid Gomes as leis aprovadas no dia 23 de fevereiro pela Assembléia Legislativa que ratificam os protocolos de intenções firmados entre o Governo do Estado e os municípios da 14ª e da 17ª microrregiões de saúde para a constituição dos consórcios públicos de saúde de Tauá e Icó.

Já são 19 protocolos ratificados pelo Legislativo, com seis consórcios microrregionais já fundados – da Ibiapaba, em Tianguá, Juazeiro do Norte, Russas, Acaraú, Baturité e Crato. Estão em processo de encaminhamento pelo Governo do Estado para ratificação pela Assembléia Legislativa os protocolos de intenções das microrregiões de Camocim e Cascavel. Com mais esses dois, ficam ratificados os protocolos de intenções de todas as 21 microrregiões de saúde do Estado.

A ratificação dos protocolos de intenções pela AL materializa o trabalho da Comissão de Fomento e Implantação de Consórcios Públicos de Saúde, criada em 2007 pelo secretário da Saúde do Estado, João Ananias, para estabelecer diretrizes políticas e operacionais e planejar o processo de implantação dos consórcios. O consórcio regional de saúde é o modelo de gestão adotado pelo Governo do Estado para as novas unidades de saúde pública que serão entregues à população em todas as 21 microrregiões de saúde. Serão, no total, 21 policlínicas (12 já em construção) e 16 CEOs (dois concluídos e inaugurados e três estão com as obras em fase final). .

Os consórcios são constituídos sob a forma de associação pública, entidade autárquica e interfederativa, para a promoção de ações de saúde pública assistenciais e prestação de serviços especializados de média e alta complexidade. A nova legislação elenca serviços de urgência e emergência hospitalar e extra-hospitalar, ambulatórios especializados, policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas, assistência farmacêutica, “entre outros serviços relacionados à saúde, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), e de acordo com os Protocolos de Intenções subscritos pelo Secretário da Saúde do Estado do Ceará”.

Para a instalação dos consórcios, os Protocolos de Intenções devem ser também ratificados pelas Câmaras Municipais. As Câmaras Municipais de 18 microrregiões de saúde já ratificaram a fundação dos consórcios. Os municípios devem, ainda, aprovar o Estatuto, o Contrasto de Programa e o Contrato de Rateio, documentos que normatizam o funcionamento do consórcio. Na microrregião de Icó, o consórcio público de saúde terá a gestão da Policlínica e do CEO que o Governo do Estado vai entregar aos 168 mil habitantes dos municípios de Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari. Já a policlínica da 14ª microrregião atenderá os 110 mil habitantes de Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

Fonte: Assessoria de imprensa da Sesa