Sectma promove preparatório para 1ª Conferência Estadual de CT&I

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) irá promover na próxima quarta-feira, dia 03 de março, o primeiro seminário preparatório para a 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI).

luciana santos

O seminário irá acontecer no Auditório de Administração da Universidade de Pernambuco (UPE), às 14h. Na ocasião, haverá a posse do Conselho Consultivo da 1ª CECTI. Farão parte do Conselho, que será responsável pelas medidas de instrução acadêmica dos trabalhos da 1ª CECTI, nomes como os da economista Tânia Bacelar, do cientista chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Silvio Meira; e do professor do Departamento de Física da UFPE, Celso Melo.

O Seminário preparatório será aberto pelo secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, Anderson Gomes, irá proferir uma palestra com o tema Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico.

Também irão proferir palestras a diretora de Inovação da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Fátima Cabral, que falará sobre o Fomento à Inovação; o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, que tratará da Tecnologia da Informação e Comunicação e a Mídia em Pernambuco; a professora da UFPE, Ana Cristina Fernandes, que abordará o tema Inovação e Desenvolvimento Sustentável, além do pesquisador da Fiocruz, André Furtado, que tratará da Inovação Tecnológica e o Sistema de Saúde.

Os interessados em participar do evento ainda poderão se inscrever. Para isso, terão que acessar o hotsite da Conferência no endereço eletrônico http://www.sectma.pe.gov.br/cecti/, preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail: cecti@sectma.pe.gov.br. As inscrições deverão ser confirmadas momentos antes da abertura do Seminário. A organização do evento irá confirmar as inscrições, realizar novas inscrições e entregar o material do Seminário, entre às 13h e 14h. As inscrições para a 1ª CECTI também deve obedecer o mesmo processo.

Além deste Seminário, a Sectma organizou mais três eventos que antecederão a CECTI, marcada para os dias 25 e 26 de março, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Serão realizados encontros em Petrolina (10 de março), UFRPE/Recife (16 de março) e Caruaru (18 de março). A decisão de organizar eventos no Sertão e Agreste do Estado teve como objetivo interiorizar os debates em torno dos assuntos a serem abordados na Conferência.
Os participantes desses encontros irão discutir todos os temas que farão parte da CECTI, além de fazer proposições a serem levadas em debate na Conferência.

CECTI – Com o tema Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, a 1ª CECTI abordará temas como fomento à inovação, interiorização do conhecimento, divulgação e popularização da ciência, energias limpas, mudanças climáticas, tecnologias portadoras de futuro, entre outros.

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS E SUBTEMAS- Local / Data

SEMINÁRIO I
Tema Central – Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico
Subtema 1 – Fomento à Inovação
Subtema 2 – A TIC e a mídia em Pernambuco
Subtema 3 – Inovação e Desenvolvimento Sustentável
Subtema 4 – Inovação tecnológica e o sistema de saúde Recife – UPE 03/03
14h–18h
SEMINÁRIO II
Tema Central – Sistema Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação: Desafios Institucionais
Subtema 1 – Interiorização do Conhecimento
Subtema 2 – Harmonização com órgãos de controle
Subtema 3 – Fomento à Ciência Básica
Subtema 4 – Divulgação e popularização da Ciência
Subtema 5 – Inovação no Agronegócio IF – Sertão
Petrolina 10/03
14h-18h
SEMINÁRIO III
Tema Central – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas
Subtema 1 – Petróleo, Gás, Off-shore, Indústria Naval e Petroquímica
Subtema 2 – Tecnologia Portadoras de futuro aplicadas às APLs
Subtema 3 – Energia Limpas
Subtema 4- Polo Farmacoquímico e Hematociência Recife- UFRPE 16/03
14h-18h
SEMINÁRIO IV
Tema Central – Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social
Subtema 1 – Mudanças Climáticas
Subtema 2 – Tecnologias Ambientais
Subtema 3 – Contribuição da Ciência e Tecnologia para Educação ou Educação como Contribuição para Ciência e Tecnologia
Subtema 4 – Interiorização do Conhecimento Caruaru – ITEP 18/03
14h-18h

Fonte: Site da Sectama