PCdoB-RS traça tática eleitoral para outubro

A direção estadual do PCdoB esteve reunida durante este final de semana com objetivo de avaliar e definir os próximos movimentos em torno da sua estratégia eleitoral. Os comunistas gaúchos irão continuar as articulações para a construção de uma alternativa junto com o PSB para o governo do estado. Além disso o partido decidiu trabalhar para constituir comitês amplos em apoio a candidatura Dilma para a Presidência da República.

Outra decisão é a de, pela primeira vez, lançar chapas proporcionais com grande número de candidatos para a Assembleia Legislativa e para a Câmara dos Deputados.

Dilma no RS

O PCdoB vê com bons olhos o fato de estar se desenhando no Rio Grande mais de um palanque para a candidata Dilma Roussef. Por isso trabalha na perspectiva da construção de comitês partidários amplos, constituídos pelos partidos que fazem parte da base do governo Lula, pelo movimento social e por lideranças da sociedade que entendem que é preciso garantir a continuidade do projeto nacional de desenvolvimento iniciado pelo presidente Lula.

Em relação à disputa no estado, os comunistas continuarão as articulações com o PSB visando constituir uma alternativa ao governo que, em sintonia com o projeto nacional, seja capaz de apresentar um programa que retome o desenvolvimento do estado, superando seus graves problemas e assumindo novamente papel de relevo no cenário nacional.

Chapas

Os comunistas, concluíram também que diante, do momento positivo vivido pelo PCdoB, o partido lançará, pela primeira vez, chapas proporcionais com um grande número de candidatos para a Assembléia Legislativa e para a Câmara dos Deputados.

A chapa para a Câmara Federal será encabeçada pela deputada Manuela Dávila, que concorre à reeleição e pelo vereador mais votado de Caxias do Sul, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo. Para o legislativo estadual a chapa contará com nomes como o do deputado estadual Raul carrion, a ex-deputada Jussara Cony e o campeão olímpico de vôlei, Paulão. O partido deve mobilizar muitas lideranças nas diversas regiões do estado para compor as chapas.

Com o objetivo de envolver um grande número de filiados na campanha, a direção estadual decidiu lançar campanha de filiações que se estenderá até maio e terá como objetivo dobrar o número de filiados no estado. A campanha que terá como slogan: “PCdoB: a cara do novo com o jeito do povo”, terá várias peças publicitárias, como folder, jornais, adesivos, comerciais na TV e no rádio e contará com caravanas das principais lideranças partidárias que percorrerão os municípios em busca dos novos filiados. Essa atividade ocorrerá junto com a apresentação do livreto do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, proposta do partido para o Brasil aprofundar as mudanças que inicram com os governos Lula.

De Porto Alegre, 
 Clomar Porto