Sem categoria

Lula lamenta a morte do "grande brasileiro" José Mindlin

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do bibliófilo José Mindlin, que morreu neste domingo por falência de múltiplos órgãos. Segundo Lula, Mindlin foi "um grande brasileiro e motivo de orgulho para todos nós".

"Com seu imenso amor à cultura, sua defesa da liberdade e sua conduta empresarial, (Mindlin) prestou serviços extraordinários ao país", disse Lula, em nota. "Apesar da idade, ainda tinha força e disposição para contribuir com o progresso nacional".

Mindlin, de 95 anos, morreu na manhã deste domingo (28) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele estava internado há cerca de um mês na instituição, com pneumonia.

Mindlin reuniu ao longo de 80 anos uma biblioteca, chamada Biblioteca Brasiliana, que é considerada a mais importante coleção do gênero no Brasil formada por um particular. Ele e sua esposa doaram o acervo no ano passado à Universidade de São Paulo (USP). Parte dos livros e documentos reunidos já pode ser consultada na Internet.

O conjunto de livros e manuscritos inclui cerca de 40 mil volumes, entre obras de literatura brasileira e portuguesa, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários (originais e provas tipográficas), periódicos, livros científicos e didáticos, iconografia (estampas e álbuns ilustrados) e livros de artistas (gravuras).

Fonte: Agência Estado