Depredada sede do comitê municipal do PCdoB de Fortaleza

A depredação aconteceu na manhã deste domingo (28/02), por volta das 8h30 da manhã, e foi presenciada por um vizinho. O suspeito foi abordado por policiais do Ronda do Quarteirão mas liberado em seguida. Nada foi levado da sede.

A sede do comitê municipal do PCdoB de Fortaleza, situada na rua Senador Pompeu,1677, no Centro de Fortaleza, amanheceu arrombada nesta segunda-feira (01/03). Apesar de ter vigilância eletrônica, o alarme não foi acionado.

Pedras de cerca de cinco quilos foram lançadas contra as janelas, além do painel principal que foi destruído pelo vândalo. Segundo Alexandre Figueiredo, morador da casa vizinha à sede, na manhã deste domingo ele se assustou com o barulho vindo da rua. Ao perceber o que acontecia, pediu para que o rapaz parasse. “Ele parecia transtornado, como se tivesse em surto psicótico”, revela Alexandre. O morador ligou para o Ronda do Quarteirão que chegou em seguida.

Identificado por Victor Rafael Herzog, o jovem que aparentava ter entre 20e 22 anos, portava documento estudantil da Universidade Vale do Acaraú – UVA. “Com a chegada dos policiais, ele ameaçou todos. Ainda tentou atirar uma pedra em mim, mas eu desviei. Ele falou que se alguém o levasse para o hospital, ele mataria. Os policiais do Ronda afirmaram que ele não tinha sinais de embriaguez nem de ter consumido drogas e o liberaram em seguida. Não chegaram nem a dar voz de prisão”, revela Alexandre. A intenção do vândalo, seguindo a testemunha, era provocar ainda mais danos à sede. “Ele estava com uma mochila nas costas e afirmou que ia tocar fogo”, declara o vizinho.

Segundo o deputado estadual Lula Morais (PCdoB), que esteve no local, o Partido irá fazer um boletim de ocorrência no 34º Distrito Policial. O parlamentar espera que a polícia investigue o caso e defina se foi algum tipo de atentado ou vandalismo. O comunista afirma ainda que este mesmo acusado já é conhecido por ameaçar políticos locais. “Ele tem uma ficha aberta na Assembleia Legislativa. Chega ameaçando os deputados de morte”, confirma.

Evaldo Lima, titular da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza, também esteve nesta manhã na sede do comitê municipal e lamenta o fato. “Esperamos que as providências seja tomadas e que isto não volte a acontecer novamente”.

Faculdade de Direito

No final da manhã de hoje, Victor voltou a cometer vandalismo. Desta vez, o alvo foi a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, localizada em frente à sede do Municipal de Fortaleza. O rapaz foi reconhecido, admitiu que foi o autor da depredação e afirmou que, quando for solto, vai voltar e incendiar a sede comunista. As aulas na faculdade foram suspensas e o acusado está preso na sede da Polícia Federal.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Matéria atualizada às 13h06 do dia 01 de março de 2010