Comerciários: Sindicato impede desrespeito de acordo dos feriados

Mais uma vez algumas empresas mostraram que não respeitam as leis e querem, a todo custo, explorar cada vez mais os trabalhadores. Foi o que aconteceu com as lojas Rabelo, Sapataria Nova e Macavi.

Estas empresas tentaram abrir na quarta-feira de cinzas, antes do meio-dia, burlando o acordo firmado entre o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, a Federação do Comércio do Ceará (Fecomercio) e o Sindicado do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas). Este acordo determinava que o comércio de fortaleza fechasse no domingo de carnaval e só reabrisse após o meio dia da quarta feira de cinzas

A diretoria do Sindicato, após receber denúncias dos trabalhadores, esteve nos locais para impedir que elas abrissem e descumprissem o acordo. A Macavi abriu, mas em virtude da fiscalização do Sindicato, foi obrigada a fechar. As lojas Rabelo e Sapataria Nova sequer abriram suas portas, pois a entidade impediu. Desta maneira, o direito dos comerciários foi garantido.

O Sindicato dos Comerciários solicita o apoio e a compreensão da sociedade para evitar os abusos e a exploração dos comerciários. “Pedimos aos trabalhadores que denunciem caso tenham sido obrigados a trabalhar no período de carnaval, pois a empresa que descumprir o acordo está sujeita a multa equivalente a um piso salarial da categoria comerciária para cada trabalhador penalizado”, solicita a direção sindical.

Fonte: Sindicato dos Comerciários de Fortaleza