Decisão sobre adoção do ENEM na UFC será anunciada ainda hoje

A reunião do Conselho Universitário (Consuni), instância máxima deliberativa da Universidade Federal do Ceará, convocada para decidir sobre a proposta de adesão da UFC ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foi suspensa por volta das 9h30min de hoje, devido à invasão por um grupo de estudantes.

Sem condições de dar continuidade às deliberações, o Presidente do Conselho, Reitor Jesualdo Farias, adiou a decisão sobre a inclusão do ENEM no processo seletivo da Universidade. Segundo ele, a UFC dará, ainda hoje, uma resposta aos mais de 45 mil jovens e seus familiares que aguardam posicionamento sobre as possíveis mudanças no Vestibular da Instituição.

"Vamos avaliar, com base no regimento da Universidade e no arcabouço jurídico disponível, se é possível que o Reitor, como Presidente do Conselho, tome a decisão através da assinatura de um ad referendum, que será homologado posteriormente pelos membros do Consuni", explicou Jesualdo Farias.

Eventualmente utilizado, o ad referendum é o instrumento jurídico pelo qual o Presidente do colegiado pode assinar resoluções consideradas urgentes para, só depois, submeter à votação dos conselheiros.

Em entrevista à imprensa, após o fim da reunião do Consuni, o Reitor ressaltou que 14 das 15 unidades acadêmicas da UFC manifestaram-se a favor da adesão ao ENEM, assim como 82% dos professores que responderam à consulta promovida pela Associação dos Docentes da UFC (ADUFC).

Além disso, destacou que, na noite de ontem, o próprio Conselho de Entidades de Base (CEB) – instância deliberativa do movimento estudantil da UFC – votou pela aprovação da adesão ao ENEM. Cerca de 80% do Consuni é a favor da medida.

Um total de 39 dos 46 membros do Conselho Universitário assinaram a ata da reunião de hoje. Mais informações sobre a decisão da UFC serão divulgadas até o fim desta tarde.

Leia Mais: Quatorze unidades acadêmicas deliberaram a favor do ENEM

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC