Conferência de C&T do Ceará debaterá qualificação profissional

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, René Barreira, lançou oficialmente ontem, na Assembleia Legislativa, a CECTI&ES (II Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior), agendada para os meses de março e abril próximos.

Este ano, o evento vai abordar o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará. A iniciativa da Secitece deverá encaminhar propostas para a CNCT (IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia), prevista para ocorrer entre os dias 26 e 28 de maio deste ano, em Brasília.

O encontro deve contar com a presença de representantes dos 184 municípios cearenses, que deverão propor diretrizes para uma Política Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior. A conferência estadual, que deverá ser realizada em Fortaleza nos dias 08 e 09 de abril, será subsidiada por outras quatro conferências regionais (Sobral, Limoeiro do Norte, Crato e Tauá), nos dias 02, 10, 17 e 24 de março, respectivamente.

Propostas

Segundo o titular da Secitece, René Barreira, as conferências se propõem buscar a consolidação de um sistema estadual de ciência e tecnologia, inovação e educação superior para o desenvolvimento sustentável. O evento irá reunir representantes da sociedade civil organizada; instituições governamentais e não-governamentais, academia; estudantes de ensino superior; empresários; Sistema S; parlamentares; secretarias municipais de C&T e com interface na área.

“O nosso maior desafio é preparar mão-de-obra qualificada, desde a básica até a de nível superior, para atender as demanda dos projetos estruturantes, sejam eles a refinaria, siderúrgica, energias renovais ou mineração”, destacou, adiantando que está em processo de licitação o Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC) do Pecém. “Não faz sentido implantarmos projetos estruturantes se tivermos a necessidade de importar profissionais. completou.

Painéis

Dentre os painéis mostrados durante a conferência está o papel do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o desenvolvimento sustentável do País e do Estado, logo após deverão ser abordada, também, a popularização da tecnologia e difusão dos avanços tecnológicos.

Fonte:O Estado CE / Editoria:Economia