UFC define esta semana posicionamento sobre o ENEM

Levantamento realizado nesta terça-feira (23) pelo Gabinete do Reitor, Prof. Jesualdo Farias, mostra que seis das 14 unidades acadêmicas já deliberaram a favor da adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como processo seletivo na UFC. Até esta quarta-feira, os demais centros, faculdades, institutos e campi definem o posicionamento que será levado, na próxima sexta-feira (26), à reunião do Conselho Universitário, que baterá o martelo sobre a proposta.

A decisão de cada unidade acadêmica dá-se através de seus conselhos, formados por chefes de departamentos, coordenadores de cursos e representantes de professores e alunos.

Segundo o diretor do Campus de Quixadá, Prof. Ciro Nogueira, a votação naquela unidade ocorreu no início de fevereiro, “de forma muito tranquila”. Conforme ele explicou, “a maior parte dos estudantes do município são de escolas públicas e se sentiam excluídos pelo modelo tradicional do Vestibular”.

Ainda de acordo com o professor, as provas específicas – que, em certos casos, cobravam conteúdos que sequer seriam aproveitados ao longo da graduação – eliminavam grande número de candidatos, fazendo com que alguns cursos funcionassem com vagas ociosas. “O apoio dos estudantes à metodologia do ENEM foi quase total”, ressaltou Ciro.

Além do Campus de Quixadá, também deliberaram a favor da mudança o Instituto de Cultura e Arte (ICA), o Instituto de Ciências do Mar (Labomar), o Centro de Ciências Agrárias, o Centro de Tecnologia e a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE).

Até esta quarta-feira, também se manifestam os Campi de Sobral e Quixadá; os Centros de Ciências e Humanidades; as Faculdades de Direito (FaDir), Educação (Faced), Medicina (Famed) e Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado (FEAAC); o Instituto UFC Virtual e o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES).

Uma mudança em construção

Segundo destacou, na manhã desta terça-feira, o Reitor Jesualdo Farias, a decisão final sobre a possibilidade de adesão ao ENEM – que será durante a reunião do Conselho Universitário – sucede uma série de reflexões iniciadas ainda no primeiro semestre do ano passado. Em abril, após a emissão, por parte do MEC, do termo de referência “Novo ENEM e Sistema de Seleção Unificada”, o Reitor Jesualdo Farias deu início à rodada de debates e esclarecimentos junto à comunidade acadêmica.

Ainda na segunda quinzena de abril, diretores de unidades acadêmicas reuniram-se com o Reitor para avaliar a proposta. Foram discutidos os aspectos pedagógicos e de conteúdo do novo modelo, além de questões como calendário de provas e utilização do exame como etapa única ou parcial.

No mês seguinte, a Administração Superior encontrou-se com o Diretório Central dos Estudantes. A partir de maio, a Associação dos Docentes da UFC (ADUFC) também se incluiu na discussão, promovendo debates sobre o tema no Auditório da Reitoria e na TV Ceará.

Em outubro, o Vice-Reitor Henry Campos, concedeu entrevista coletiva sobre o Vestibular 2010. Na ocasião, foi esclarecida a posição da UFC diante do adiamento do ENEM, devido ao vazamento das provas. A mudança afetou a Universidade apenas com relação ao calendário, já que, no Vestibular 2010, o exame não foi utilizado na seleção.

As discussões incluiram ainda audiência pública realizada em junho na Assembleia Legislativa do Ceará e debates promovidos pela Rádio Universitária FM. Também foram consultados representantes da comunidade externa, como o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE).

Ao considerar a ansiedade de boa parte da sociedade diante das expectativas de mudança do Vestibular, o Prof. Jesualdo reconheceu que “se o Conselho votar a favor da adesão ao Exame, a Universidade começará um trabalho de ajustes operacionais, de adequação do novo modelo. Precisamos entender que essa é uma proposta em construção, que será aperfeiçoada à medida em que as universidades aderirem a ela”.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional