Quando as máscaras caem!

*Canindé de França

" A prisão (do governador) constrange toda classe política ". A declaração, sob certo aspecto demonstra o grau de insatisfação/solidariedade enrustido nas palavras do líder do DEM no Senado Federal, José Agripino Maia, por ocasião da prisão(11/02) do ainda governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

Recentemente Arruda foi recebido no Rio Grande do Norte como símbolo de gestor eficiente e honesto, tendo sido apresentado em programa nacional de televisão no horário eleitoral como grande trunfo administrativo do definhado DEM, pelo ideário Democrata deveria ser copiado, pois era uma das melhores referências em gestão pública e probidade administrativa, ou seja, era um executivo rentável e que sabia lidar com o dinheiro público. Nas terras de Poti o prisioneiro foi recepcionado pelo seu ex-colega de Senado e de partido. Registre-se que ambos tem uma longa caminhada, e são notadamente experientes.

A frase dita por Agripina Maia, é merecedora de muitas reflexões, dentre as quais destaco uma observação pertinente ao assunto.

" Mas é preciso ressalvar que " toda classe política " a quem Agripino se refere são aqueles que em maior ou menor grau, fazem uso de práticas ilícitas. Pois quem tem a consciência tranquila de exercer uma função pública com empenho e honestidade não tem motivos para constrangimentos ".

Arruda: comigo ninguém pode!

Não é arriscado dizer que a chamada legalidade constante do Estado Democrático de Direito, é cumplíce e por vezes protetora dos chamados crimes privilegiados, praticados por poucos e repudiada por muitos. Das denúncias públicas até a prisão de Arruda, foram longos dias, e acredito que só ocorreu devido dentre outras coisas pelas manifestações advindas dos diversos segmentos da população.

Os crimes de Arruda não foram cometidos na periferia de uma cidade grande ou do interior do país, ocorreu no centro do poder político da República, Brasília, a capital Federal. Não é uma afronta qualquer, e nem se trata de um desfalque de pequena monta, envolve milhões, e prejudica milhares de pessoas. Depõe contra a atividade pública, e enodoa a política e a administração.

Viaturas e policiais não faltavam e nem motivação para que a prisão fosse efetuada, apenas houve uma demora injustificada e desmoralizadora por parte do Poder competente. Quase que Arruda se transforma em comigo ninguém pode.

Prisão mantida

O Supremo Tribunal Federal negou recurso da defesa do governador do Distrito Federal/DF-José Roberto Arruda, e o manteve na cadeia até, pelo menos, a quarta-feira de cinzas. A rejeição da liminar coube ao Ministro Marco Aurélio Mello.

Vocês lembram que Arruada, quando era Senador pelo PSDB, foi um dos autores da violação do painel do Senado Federal, renunciou ao mandato de senador, voltou a disputar eleições e tornou-se governador eleito do Distrito Federal, agora mais uma vez é o ator principal de um escândalo de fazer inveja a qualquer ladrão profissional.

De uma coisa fique certo-Arruda é detentor de uma grande experiência, nada ética e nem um pouco recomendável.

Um chá de arruda com uma fatia de panetone, é o que minha avó lá no sítio poço(Almino Afonso/RN) dizia: meu fii isso é um purgante.

 

*Canindé de França é Advogado, Secretário Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária e Vice-Presidente Estadual do PCdoB/RN