Estado não sofrerá intervenção federal

Depois da audiência que manteve com o ministro da Justiça, Luiz Barreto, na tarde desta terça-feira, 23, em Brasília, o governador Wellington Dias anunciou que não haverá intervenção da Força de Segurança Nacional, em função dos fatos ocorridos em Teresina envolvendo a Polícia Militar e os policiais civis em greve.

No entanto, o ministro da Justiça vai tomar medidas preventivas no caso de uma necessidade emergencial diante de uma situação em que possa estar em risco a segurança da população.

“O Ministério da Justiça colocou a Força de Segurança Nacional à disposição do Governo do Piauí, mas o meu desejo é a de que a normalidade volte imediatamente ao nosso estado”, disse o governador. Luiz Barreto disse que o Ministério cumprirá o seu papel a fim de assegurar a normalidade institucional em qualquer lugar da Federação.

Na mesma audiência, foi ainda discutida a ampliação de recursos do Ministério da Justiça para 2010, em vários setores da segurança pública, como a aquisição de helicópteros, a construção de mais presídios e melhor estruturação da máquina de segurança no estado.

Relatou ainda o governador que providências serão tomadas em relação ao atendimento a pessoas dependentes de álcool e drogas, tanto na capital quanto no interior, principalmente para ajudar as famílias cujos filhos se encontram em situação de alto risco.