Lideranças comunitárias do Serviluz conhecem projeto do estaleiro

Lideranças comunitárias, presidentes de associações e representantes da comunidade do Serviluz conheceram nesta segunda-feira (22) o projeto de construção do Estaleiro Promar Ceará, que deverá ser instalado naquela área de Fortaleza. O projeto foi apresentado pelo chefe do Gabinete do Governador, Ivo Gomes, e pelo presidente da Agência do Desenvolvimento do Ceará (Adece), Antonio Bahlmann, no Palácio Iracema.

estaleiro ceará

Durante mais de duas horas de reunião, os representantes dos moradores puderam tirar suas dúvidas e conhecerem os benefícios na instalação de um estaleiro naquele bairro. Essa foi a primeira vez que o Governo do Estado se reuniu com a setores da comunidade do Serviluz e Mucuripe para apresentar o estaleiro.

Ivo Gomes explicou que a demanda para a construção de uma indústria naval no Estado surgiu a partir de 2002, quando Lula ainda era candidato a presidente e criou mais força com a descoberta do petróleo na área do pré-sal. “Um dos desafios de Lula era ativar a indústria naval nacional para que gerasse emprego e renda para os brasileiros e essa é uma oportunidade para que uma das regiões mais carentes do Ceará. Serão 1.200 empregos diretos para essa comunidade euma porto de entrada para novas oportunidades para os moradores”, ressaltou Ivo Gomes.

Antonio Balhmann fez questão de esclarecer que existem muitos boatos em torno do estaleiro e enfatizou que nenhum imóvel será desapropriado. “Nenhuma casa será derrubada, não é uma indústria poluente e, principalmente, a instalação de um estaleiro não exclui o projeto de urbanização para o Serviluz”, disse Balhmann.

Ao ouvir a explicação do projeto, o líder comunitário, Francisco Márcio Lima, definiu que a instalação do estaleiro no Serviluz “poderia ser a última oportunidade dessa geração” de transformar a realidade de milhares de pessoas da área. “Essa é a primeira vez que vi esse projeto e muita gente gostaria de conhecer. Eu faço pesquisas, converso com as pessoas e 90% das pessoas estão a favor. É preciso que todos conheçam para que saibam como é o projeto”, completo a líder Raimunda Rocha.

Estaleiro Promar

A instalação do estaleiro ainda aguarda a homologação do processo licitatório por parte da Transpetro. Atualmente, já existe a demanda para a construção de oito navios gaseiros para o estaleiro conforme previsto no Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). O investimento previsto é de US$ 110 milhões, sendo que R$ 60 milhões seriam a contrapartida do Governo, e metade desse valor será convertido em ações para o Estado.

A área do Mucuripe/Serviluz apresenta as melhores condições por não haver necessidade de desapropriar nenhum imóvel e, sobretudo, por possibilitar a população local oportunidade de emprego. Além disso, não existirá qualquer prejuízo para os surfistas da área, já que a prática do esporte continuará viável a uma distância de 700 metros do local atual. Quanto ao transporte de matéria-prima para a construção de navios não irá causa qualquer contratempo nas ruas de Fortaleza, isso porque toda essa logística será feita por meio de navios.

O grupo financeiro do estaleiro Promar Ceará instalou na costa de Pernambuco a maior indústria naval do hemisfério sul, o Estaleiro Atlântico Sul e lá houve resistências em relação ao local da empresa, mas a opinião das pessoas mudou com os benefícios trazidos a partir da instalação do estaleiro. Todas as casas das comunidades situadas próximas à indústria têm pelo menos uma pessoa empregada no estaleiro. Além disso, houve treinamento e capacitação, inclusive alfabetização, de dezenas de pessoas que habitam aquelas localidades. Uma das empresas que deverá fazer parte da Promar Ceará é a coreana STX, uma das maiores do mundo. Em pleno funcionamento, o estaleiro do Ceará terá capacidade de converter 15 mil toneladas de aço por ano.

Fonte: Coordenação de Comunicação do Governo do Estado