Chico Lopes lamenta perda de dona Luiza Gurjão Farias

Uma grande perda, não só para os familiares e amigos, mas para todo o povo cearense. Assim o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) reagiu, esta segunda-feira, à notícia do falecimento de dona Luiza Gurjão Farias, mãe de Bergson Gurjão Farias, militante cearense que tombou no enfrentamento à ditadura militar brasileira, durante a guerrilha do Araguaia. "O Ceará se despede de uma grande figura humana e de uma personagem de grande importância para a nossa história", afirma Chico Lopes.

Lopes lembrou que dona Luiza costumava dizer que seu grande sonho era viver para ver o filho Bergson sair da condição de desaparecido – após décadas de procura, os restos mortais do militante foram localizados, e Bergson recebeu um sepultamento digno, com todo o reconhecimento do Estado, em Fortaleza, em 2009.

"Ficamos felizes de saber que ao menos esse desejo ela realizou. Ressaltamos a consciência política de dona Luiza, uma pessoa que nunca rejeitou a luta de seu filho, apesar de ter se visto privada da convivência com ele", complementou Chico Lopes.

“Lamento imensamente sua partida. Ela tinha a compreensão de que ser mãe também estava nos momentos mais difíceis. Em nenhum momento ela vacilou, foi forte o suficiente para não perder a fé nem deixar de lutar por seus objetivos”, acrescentou. “Neste momento Dona Luiza e Bergson estão juntos, felizes, matando as saudades. Deve ter sido um reencontro emocionante. Para nós, fica o legado de aprendizado. Salve Dona Luiza".

Registro histórico

O deputado destacou ainda o importante trabalho feito pelo caderno cearense do Portal Vermelho, que por ocasião das homenagens a Bergson, no ano passado, publicou uma série de matérias sobre o cearense – incluindo uma detalhada entrevista com dona "Luiza". "Esse é um material que passa a ter ainda mais valor histórico, com a partida dessa grande cearense".

Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE / Portal Vermelho