Sem categoria

Deputados comemoram compromissos da pré-candidata Dilma

O lançamento da pré-candidatura da ministra Dilma Roussef, neste final de semana, no 4o Congresso Nacional do PT, foi destacado pelos parlamentares em seus discursos nesta segunda-feira (22) no plenário da Câmara. Petistas e aliados elogiaram a fala da pré-candidata, destacando o que consideram o mais importante: o governo de Dilma Roussef representará avanço nas conquistas dos dois mandatos de Lula.

Os petistas e aliados manifestaram a certeza de que o Governo da ministra Dilma vai aprofundar as políticas de Lula. E para isso, acreditam que Dilma terá mais facilidade do que Lula teve em seu primeiro governo, porque vai receber “uma herança bendita”.

Flávio Dino (PCdoB) elogia o programa “que aprofunda ainda mais as mudanças no sentido da distribuição de riquezas, de um novo projeto nacional de desenvolvimento que tenha em seu cerne a inclusão social, a ampliação das políticas sociais, a realização de mudanças estruturais em nosso País não só na perspectiva nacional, mas na perspectiva popular.”

Geraldo Simões (PT-BA) disse que a Ministra assumiu sua posição de esquerda. “Deixou bem claro que o Presidente Lula está certo em colocar as camadas populares como prioridade do seu partido. Falou da importância das alianças com partidos, mas colocou também como prioridade o trabalho com os movimentos populares.”

E destacou a fala de Dilma em defesa do fortalecimento do papel do Estado, “que há tanto vem sendo desmantelado, e do trabalho importante que o nosso Governo vem fazendo ao longo desses sete anos para ter um Estado forte”. Acrescentando que “estávamos certos de que se a população brasileira não tivesse impedido o desmonte da Petrobras, da Caixa Econômica, do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil, com certeza os efeitos da crise no Brasil não seriam tão pequenos como foram a partir da ação do nosso Estado, organizado e fortalecido pelo nosso Governo.”

Desafio para o Brasil

Fernando Marroni (PT-RS) disse que nas eleições de 2010, o Brasil será desafiado: “Além de hoje ser reconhecido como um país democrático, em desenvolvimento e acolhedor de seus desgarrados, temos a chance de vencer um outro preconceito: uma mulher na Presidência da República, (ao eleger) a Ministra Dilma, com a sua sensibilidade, determinação e toda a sua vontade de dirigir este País e dar continuidade às obras do Presidente Lula.”

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) destacou os compromisso assumidos por Dilma com a educação. “Ela disse que vai dar continuidade ao bom programa executado hoje na área da educação no Governo do Presidente Lula. Para tanto, nós vamos investir no financiamento, trazendo mais dinheiro para a educação, no salário e na formação dos professores, no combate ao analfabetismo.”

“Estamos diante de um fato muito expressivo para a democracia brasileira. E temos certeza de que, junto com os partidos aliados e os movimentos sociais e populares, com os mais variados segmentos da sociedade civil brasileira e principalmente com as mulheres, vamos quebrar mais um paradigma e eleger a primeira mulher Presidenta deste País”, finalizou a deputada.

Da sucursal de Brasília
Márcia Xavier