Comunistas cearenses lamentam a morte de Dona Luisa Gurjão Farias

Um profundo pesar tomou conta dos comunistas cearenses nesta segunda feira em face da morte de Dona Luisa Gurjão Farias, mãe do estudante cearense Bergson Gurjão, morto em combate na Guerrilha do Araguaia. A direção estadual do PCdoB/CE e o senador Inácio Arruda divulgaram notas de pesar. 

A morte de Dona Luisa Gurjão Farias causou profunda consternação entre a militância comunista cearense. Na tarde desta segunda feira dolorosa a direção estadual do PCdoB e o senador Inácio Arruda divulgaram notas de pesar pela partida de Dona Luisa.

A nota da direção estadual do PCdoB afirma que Dona Luisa deixa "a imagem de uma mulher forte, lutadora, de uma pessoa que nunca perdeu a esperança, de postura serena mesmo diante da dor". O partido "externa seu mais profundo pesar pela partida de tão valorosa mulher e deseja confortar a família seguro de que esta perda não é só dos familiares, mas de todos conheceram e aprenderam a querer bem Dona Luisa Gurjão Farias".

Para o senador comunista foi uma irreparável perda. "Dona Luisa, uma extraordinária mãe, digna e lutadora, deixa entre nós uma lacuna que somente entristece a todas as pessoas que tiveram em seu exemplo de pertinácia e resistência às adversidades uma vigorosa razão para enfrentar toda uma época histórica que exigiu elevado espírito de abnegação e coragem", afirmou o parlamentar.

Leia abaixo a íntegra das notas:

Nota de pesar do PCdoB/CE pelo falecimento de Dona Luisa Gurjão Farias
 
 
A Direção Estadual do PCdoB no Ceará e todos os seus militantes se encheram de dor ao tomarem conhecimento da morte de Dona Luisa Gurjão Farias, vítima de um fulminante ataque cardíaco na noite deste domingo, 21 de fevereiro.
 
Ao longo de 37 anos Dona Luisa alimentou a esperança de reencontrar Bérgson Gurjão Farias, um de seus quatro filhos, aos quais amou com profundo bem querer de mãe dedicada e carinhosa. Bérgson, que tombou lutando na Guerrilha do Araguaia, só retornaria para o convívio familiar depois de ter seus restos mortais identificados. Dona Luisa mesmo assim não se continha de felicidade diante daquele reencontro. Foi uma mulher vitoriosa por ter lutado e alcançado o objetivo de trazer de volta os restos mortais do filho assassinado.
 
Para os comunistas fica a imagem de uma mulher forte, lutadora, de uma pessoa que nunca perdeu a esperança, de postura serena mesmo diante da dor. Dona Luísa era respeitada não só pelos familiares, mas por todos que a conheciam. Mãe extraordinária, que sempre esteve ao lado dos filhos, inclusive nos momentos mais difíceis na luta contra a ditadura militar.
 
Neste momento de imensa dor o PCdoB/CE externa seu mais profundo pesar pela partida de tão valorosa mulher e deseja confortar a família seguro de que esta perda não é só dos familiares, mas de todos conheceram e aprenderam a querer bem Dona Luisa Gurjão Farias.
 
Fortaleza, 22 de fevereiro de 2010.
 
Secretariado do Comitê Estadual do PCdoB/CE

 

 
Nota de pesar do Senador Inácio Arruda pelo falecimento de Dona Luisa Gurjão Farias

É com imensa tristeza e consternação que comunicamos o falecimento neste domingo, na noite de 21 de fevereiro de 2010, vitimada por um ataque cardíaco aos 95 anos, completados no recente oito de janeiro, Dona Luisa Gurjão Farias, genitora do ex-guerrilheiro, militante do Partido Comunista do Brasil, Bergson Gurjão Farias.

Ao longo de praticamente quatro décadas Dona Luisa alimentou o sonho de reencontrar seu filho — que tombou em combate no ano de 1972 nas selvas do Araguaia e, finalmente identificado, teve seu funeral realizado no dia seis de outubro do ano passado.
Trata-se de uma irreparável perda que todos nós do PCdoB pranteamos. Dona Luisa, uma extraordinária mãe, digna e lutadora, deixa entre nós uma lacuna que somente entristece a todas as pessoas que tiveram em seu exemplo de pertinácia e resistência às adversidades uma vigorosa razão para enfrentar toda uma época histórica que exigiu elevado espírito de abnegação e coragem.
Ao mesmo tempo, nos solidarizamos com todos os seus familiares e amigos neste momento de profunda dor, desejando-lhes muita energia e paz para conviver com tão difíceis circunstâncias, inspirados no afeto e serenidade que nos legou esta ilustre mãe do povo brasileiro.
Inácio Arruda
Senador
 

 

Leia também:

Ceará perde Dona Luisa Gurjão Farias