Lula Morais registra 48 anos do Partido Comunista do Brasil

O deputado Lula Morais (PCdoB) lembrou nesta quinta-feira (18/02), em plenário, os 48 anos da reorganização do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), comemorado hoje. O fato, segundo ele, é um dos acontecimentos mais marcantes da história do PCdoB, depois de sua fundação, em 25 de março de 1922. O parlamentar fez uma explanação da trajetória do partido, desde a sua fundação.

Lula Morais

Conforme Lula, os partidos comunistas só passaram a ser reconhecidos no mundo após 1945. Em março de 1958, o Comitê Central do PCB (sigla do Partido Comunista do Brasil desde sua fundação), sob hegemonia prestista, aprovou nova orientação política, que ficou conhecida como a Declaração de Março de 1958. Nela estavam registradas as ideias centrais que alimentariam a luta ideológica nas fileiras partidárias e provocariam a reorganização do partido quatro anos depois.

Em 18 de fevereiro de 1962, explicou Lula, militantes comunistas de São Paulo, Guanabara (Rio de Janeiro), Espírito Santo e Rio Grande do Sul instalaram, em São Paulo, a V Conferência Nacional Extraordinária do PCdoB. Na oportunidade, foi aprovado um manifesto-programa que traçava nova linha política para o partido e elegeu-se um novo comitê central. A Conferência marcou a ruptura do grupo de comunistas liderado, entre outros, por João Amazonas, Pedro Pomar, Maurício Grabois, Carlos Danieli, Ângelo Arroyo e Lincoln Oest, com a ala majoritária capitaneada por Luiz Carlos Prestes.

Lula Morais disse que o partido tem buscado dar sua contribuição no progresso do País desde a era Vargas e estendendo-se ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Getúlio, ressaltou ele, foi fundamental no processo de alavancagem de vários setores no Brasil, principalmente o elétrico. Os elogios não se estenderam às gestões de Fernando Collor de Melo e Fernando Henrique Cardoso, que, para o parlamentar, foram os vilões que acabaram com os direitos dos trabalhadores. “Foi esse massacre que tivemos na vida do Pais durante oito anos”, lamentou.

Na avaliação de comunista, a história do partido mostrou “que o caminho que seguimos, de nos afirmar e de preservar princípios, foi determinante para ultrapassar um período tão difícil, que foi o do Regime Militar, pois fomos cassados na tentativa de fazer com que a opinião progressista tivesse espaço na sociedade”. Lula acredita que com o passar do tempo o Partido Comunista vem progredindo e ampliando seu espaço na sociedade.

Em aparte, o deputado Carlomano Marques (PMDB) acrescentou que Getúlio não foi eleito inicialmente na década de 1930, perdendo a eleição para Júlio Prestes, que não tomou posse por ter sido acusado de fraude.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL