Sem categoria

PIB do Japão cresce 1,1% no trimestre mas cai 5% no ano

O governo japonês informou nesta segunda-feira (15) que o PIB (produto Interno Bruto) do país recuperou-se 1,1% no último trimestre de 2009 em relação ao trimestre anterior. Com isso o Japão escapou de ser ultrapassado já em 2009 pela China enquanto segunda maior economia do mundo. O modesto avanço japonês, porém, não foi suficiente para reverter a recessão anual da economia: no conjunto do ano passado, o PIB nipônico encolheu 5%.

A expansão no último trimestre surpreendeu os analistas, que esperavam um número mais baixo. Os principais estímulos para a recuperação do final do ano foram as exportações, principalmente para a China, agora o principal mercado consumidor de produtos japoneses.

O mercado interno japonês continua a se degradar, puxado para baixo pela queda dos salários e pela deflação. No trimestre, o gasto dos consumidores cresceu 0,7% e o investimento privado aumentou 1% no período.

Mesmo modesta, a recuperação japonesa contrasta com a piora da situação na Europa, que cria a ameaça de uma "crise em W" (uma recessão, seguida de uma recuperação temporária que desemboca em nova queda). Os 16 países da zona do euro tiveram apenas 0,1% positivo no quarto trimestre de 2009. Em todo o ano a queda do PIB foi de 4%. A Alemanha, maior economia europeia, teve crescimento zero no trimestre.

Já os Estados Unidos tiveram uma recupoeração de 5,7% em seu PIB no quarto trimestre – taxa anualizada, não pode ser comparada com a japonesa ou a europeia. Em todo o ano passado a queda do PIB americano ficou em 2,4%.

da redação, com agências