Sem categoria

Cuba presente no carnaval brasileiro

A Steel band del Cobre, de Santiago de Cuba, fez dançar com ritmos caribeños cerca de mil pessoas presentes no Forte de Olinda, na cidade de mesmo nomedo estado brasileiro de Pernambuco.

Sob a direção artística de Reynaldo López e conduzidos por seu diretor, Hermes Ramírez, os 14 integrantes da banda interpretaram sábado à noite, neste pólo do carnaval local, obras dos repertórios cubano e pernambucano, impressionando os presentes que cantaram em coro conhecidas músicas da ilha caribenha, como Guantanamera.

Os pernambucos dançaram ao som de obras cubanas como "Si a una mamita", "el bombón de Elena", "Elige tú", "Son de almendra" e "Añoranza por la conga" e de obras brasileiras como "Garota de Ipanema", mas se surpreenderam quando a Steel band del Cobre interpretou dois frevos (música popular de Pernambuco), "Cabelo de fogo" e "O elefante de Olinda".

O ápice do evento, e momento mais impressionante para os cubanos foi quando os olindenses cantaram em coro a legendária Guantanamera e, ao final do espetáculo, os presentes gritaram "Viva Cuba e Viva Fidel!", segundo assinalou à Prensa Latina Orlando Vergés, diretor da Casa del Caribe, em Cuba.

Vergés indicou que a presença da delegação cubana, integrada também por Rolando Pérez Soto, gerente-geral da Paradiso, Agência de Turismo do ministério cubano de Cultura, responde a um convite da Fundação para as Artes e o Patrimomio de Pernambuco (FUNDARPE).

Vergés destacou ainda que a Casa del Caribe e a FUNDARPE têm um exitoso projeto de intercâmbio cultural, e que agora, junto à agência Paradiso e às apresentações da Steel band ambas promovem também a participação de uma ampla delegação deste estado brasileiro na trigésima edição do Festival do Caribe, Festa do Fogo.

Vergés recordou que o evento, em Santiago, será dedicada neste ano à cultura de Pernambuco e à da ilha caribenha de Curazao.

Afirmou que, após os primeiros contatos, houve confirmação da participação no Festival do Caribe de uma delegação representativa de Pernambuco e de muitas de suas manifestações culturais, bem como no Colóquio "O Caribe que nos une", espaço acadêmico da Festa do Fogo.

O diretor da Casa del Caribe adiantou que uma representação de FUNDARPE viajará a Santiago de Cuba em março, enquanto que em maio terão todos os detalhes da participação pernambucana, a fim de garantir o sucesso organizativo do trigésimo Festival.

Fonte: Prensa Latina