Nota do PCdoB RS em solidariedade aos metalúrgicos caxienses

O PCdoB do RS divulgou nota nesta sexta-feira em apioio aos trabalhadores metalúrgicos de Caxias do Sul que foram vítimas da truculência policial em manifestação realizada pelo sindicato nas imediações da empresa Randon. O vereador comunista e presidente do sindicato, Assis Melo, acabou sendo preso e agredido por policiais militares.

assis 14 - Marcio Schenatto

Na sexta-feira de manhã o sindicato realizava uma assembléia com os trabalhadores da empresa, inclusive cumprindo determinação judicial de permanecer a mais de 100 metros do portão da fábrica, quando a polícia militar partiu para o confronto agredindo trabalhadores e sindicalistas. Melo acabou sendo preso, juntamente comum assessor e um dirigente do sindicato.

O protesto dos trabalhadores era pela inconformidade quanto ao pagamento da PPR na Randon. A média recebida pelos trabalhadores foi de R$ 40, valor considerado muito baixo, motivo de revolta entre os funcionários.


Veja a Nota

O PCdoB RS se solidariza com o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e região e os trabalhadores da empresa Randon, em virtude dos fatos lamentáveis ocorridos na manhã desta sexta-feira. Igualmente se solidariza com o vereador do partido e presidente do Sindicato, Assis Melo, que foi vítima da truculência e arbitrariedade polícial.

São justas as reivindicações dos trabalhadores e o direito à livre manifestação e à greve estão assegurados na Lei. Nada justifica uma ação violenta e desmedida como a que foi levada a cabo pela Brigada Militar, comportamento que lembra os períodos mais antidemocráticos e obscuros que este país e o nosso estado já viveram. Porém, sabemos que este tem sido o padrão de atuação das forças políciais no Rio Grande governado pelo PSDB. A criminalização dos movimentos sociais tem sido uma marca do governo Yeda, e mais uma vez isso se comprovou, com os fatos que chocaram Caxias, o Estado e o Brasil.

Diante disso, exigimos a punição dos culpados por essa ação policial grotesca e condenamos enfaticamente essa postura que não combina com a democracia e nem com o Estado e o Brasil que queremos construir, e que queremos mais justo, democrático, soberano, desenvolvido e socialmente avançado.

Direção Estadual do PCdoB RS