Dia do gráfico: Categoria rejeita proposta de reajuste de 4,11%

Durante as comemorações do Dia do Gráfico, realizadas no último domingo (07/02), na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas no Estado do Ceará (Sintigrace), os trabalhadores gráficos do setor convencional rejeitaram a proposta de reajuste salarial de 4,11% oferecida pelos patrões do Unigrafica à categoria. Os trabalhadores aprovaram ainda a possibilidade de paralisações por empresa caso os patrões não melhorem a proposta de reajuste.

Gráficos do Ceará

O dia 7 de fevereiro é um marco para a categoria gráfica em todo Brasil, pois é nesta data que se comemora o dia do gráfico e se relembra a luta histórica da categoria ocorrida em 1923 em São Paulo por melhores condições de salário e trabalho.

A data foi comemorada pelo Sintigrace com a realização de um grande evento na sede do sindicato. Com muita disposição os trabalhadores gráficos do Ceará ouviram uma palestra sobre a proposta de redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais proferida pelo Economista do DIEESE, Reginaldo Aguiar e pelo Deputado Estadual Lula Morais (PCdoB), que representou um dos autores da proposta o senador Inácio Arruda (PCdoB).

Após a palestra foi realizada a assembleia da categoria que avaliou e rejeitou categoricamente a proposta patronal de reajuste salarial. A categoria entendeu que, com essa proposta, os patrões querem impor uma derrota política à categoria, que não aceitará mudanças na jornada de trabalho. A assembleia reafirmou o papel do sindicato como negociador e salientou a importância do desconto assistencial fornecido pelos trabalhadores e que serve como ferramenta de proteção e luta da entidade sindical.

Ao final da assembleia, música, feijoada e bebidas animaram a categoria que recebeu a visita do corpo técnico da entidade e da presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), Débora Lima.

A categoria comemorou o Dia do Gráfico dando mais um passo na luta por melhores condições de vida e de trabalho para os gráficos do Ceará.

Fonte: Blog A Voz do Gráfico