UNEGRO-ES PARTICIPA DE ATO PÚBLICO INTER-RELIGIOSO

Na tarde do dia 21 de janeiro, Dia nacional de Combate a Intolerância Religiosa, foi realizado pelo Fórum Capixaba em Defesa da liberdade e de Combate a Intolerância Religiosa o 1º Ato Público em defesa da liberdade e de combate a intolerância religiosa em frente à Assembléia Legislativa do Espírito Santo, lideranças dos movimentos sociais, autoridades políticas, representantes de entidades religiosas, entre outras, participaram do evento.

A data é em homenagem a memória da Ialorixá Mãe Gilda do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, em 21 de janeiro de 2000, Mãe Gilda morreu de infarto fulminante, vítima de intolerância religiosa. Seu terreiro, o abassá de Ogum, foi invadido por indivíduos que se consideram cristãos, com pretenso objetivo de exorcizá-la.

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) que faz parte da executiva do referido fórum, têm uma grande identificação com a causa, no ano de 2004 uma integrante da entidade a Vereadora de Salvador-BA Olívia Santana foi autora do Projeto de Lei que criou naquela cidade o Dia Municipal de Combate a Intolerância Religiosa, também já realizou diversas campanhas sobre este tema.

Infelizmente manifestações de intolerância religiosa é uma triste realidade no Brasil de hoje, apesar de, desde 1946 por iniciativa do Deputado Federal do Partido Comunista Jorge Amado, através de Emenda Constitucional garantir a liberdade religiosa no país, tornando o Estado brasileiro laico, permitindo que os cultos afro-brasileiros pudessem sair da ilegalidade.

Neste sentido, o Fórum busca sensibilizar a sociedade civil e os integrantes de todas as religiões, o poder público e os meios de comunicação para a questão da liberdade religiosa, como estratégia para difundir a cultura da paz. Pois, o Deus de todas as religiões, que tantas denominações recebe, como Oxalá, Zambí, Jeová ou Javé, Alá, e tantas outras, todas se referindo a divindade, instituiu uma única lei, a lei do amor.

Welington Barros, Coordenador de Comunicação e Imprensa Unegro-ES, Email: unegro.es@hotmail.com