Sem categoria

 Pedido de exoneração de general partiu do comando do Exército

O Ministério da Defesa divulgou nota nesta quarta-feira (10) explicando o pedido de exoneração do general Maynard Marques, chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército. A nota dá uma nova conotação ao episódio, já que esclarece que partiu do próprio comando do Exército a sugestão de exonerar o general que ofendeu os defensores dos direitos humanos. Essa informação deve enfraquecer a reação da oposição que já se preparava para disparar contra o governo acusando-o de "revanchista".

Texto atribuído ao general que circula na internet diz que a Comissão da Verdade – criada para investigar crimes contra direitos humanos durante a ditadura (1964-1985) – seria formada por "fanáticos" e acabaria se transformando em uma "comissão da calúnia".

O ministério diz que a exoneração foi recomendada pelo comandante do Exército, general Enzo Martins Peri.

Leia abaixo a íntegra da nota:

"Nota à Imprensa – 10/02/2010 (Exoneração do General Santa Rosa)

"Na manhã dessa quarta-feira (10/02/2010) o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, enviou ao senhor Presidente da República Exposição de Motivos propondo a "exoneração do General-de-Exército Maynard Marques de Santa Rosa do cargo de Chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Comando do Exército, ficando adido ao Gabinete do Comandante do Exército".

"A exoneração foi motivada por declarações feitas pelo General, e disseminadas publicamente, contra a Comissão da Verdade, criada por decreto presidencial após negociação entre vários ministérios, e com participação do Ministério da Defesa.

"Após tomar conhecimento das declarações públicas – por reportagem publicada hoje na imprensa- o ministro contatou por telefone o Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri, que encontrava-se em viagem a Santa Maria (RS), e solicitou a confirmação dos fatos e a adoção de providências, em caso positivo.

"Ainda pela manhã, o General Enzo confirmou as informações. Segundo o Comandante, "trata-se de correspondência pessoal do referido Oficial-general indevidamente propagada pela Internet, sendo, portanto, uma opinião particular".

"Mas, diante do caso, o Comandante do Exército sugeriu que a providência solicitada pelo Ministro fosse a exoneração do Oficial-general, proposta aceita e imediatamente encaminhada à apreciação do Presidente da República.

"Assessoria de Comunicação Social

"Ministério da Defesa"