Metroviários de PE preparam greve para o dia 11/02

Com o objetivo de pressionar a CBTU (Companhia de Trens Urbanos) a apresentar o Plano de Empregos e Salários (PES) e o Plano de Empregos Comissionados (PEC) enviado para o DEST (Departamento de Controle das Empresas Estatais) do Ministério do Planejamento, os metroviários de Pernambuco estão preparando a realização de uma nova greve a partir do dia 11, desta vez, por tempo indeterminado.

indignação dos metroviários da CBTU se deve ao fato da empresa haver apresentado o plano sem o conhecimento dos trabalhadores, que desconhecem seu conteúdo.

Assembleia decidir

Haverá uma nova assembleia de trabalhadores no próximo dia 10, para decidir pela realização ou não da greve. O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) não descarta a continuidade do movimento caso a CBTU se recuse a apresentar o conteúdo dos planos.

Para o presidente do Sindmetro-PE, José Inocêncio, a empresa agiu de forma desleal, já que o sindicato e os trabalhadores vinham participando há cerca de dois anos da construção do plano.

Jogados para escanteio

No dia 28/01 os metroviários do Estado já haviam realizado uma paralisação de 24 horas em protesto à atitude da CBTU, que apresentou ao Ministério do Planejamento uma proposta de reajuste do PES, sem o conhecimento categoria.

O sindicato participou das discussões do plano até determinado ponto. Quando houve impasse com relação à questão salarial, a entidade foi impedida de acompanhar a finalização das propostas.

Fonte: Portal CTB