Lançamento da Conferência Estadual do Esporte

Aloísio Lima
Vermelho Tocantins

Nesta terça-feira, 09, na Secretária Estadual de Esportes, foi feito o lançamento do projeto da Conferência Estadual do Esporte, que visa escolher delegados e elaborar propostas para a Conferência Nacional do Esporte, que acontece entre dos dias 03 a 06 de junho de 2010 em Brasília.

Conferência Nacional do Esporte

O lançamento contou com a participação do Secretário Estadual de Esportes, Ricardo Abalém, Secretário Municipal de Esportes e Juventude de Palmas, Kairo Bernardo, Deputado Estadual, José Geraldo, representante do Ministério dos Esportes, Alcides dos Anjos Leitão (Jesus), Diretor Estadual da União Nacional dos Estudantes, Paulo Roberto Alves e o Presidente da Federação Tocantinense de Taekwondo, Pedro Araújo.

No lançamento, foi criada a comissão organizadora do evento e definiu a data de 19 de abril de 2010 para ocorrer Conferência Estadual do Esporte, também ficou definido que antes da etapa estadual deverão ocorrer doze etapas regionais e duas municipais envolvendo as cidades de Araguaina e Palmas.

Durante a noite, o representante do Ministério dos Esportes, Alcides dos Anjos Leitão (Jesus), participou de um jantar com o Governador do Estado, Carlos Henrique Gaguim.

O Estado do Tocantins deverá indicar 15 delegados para participar da Conferência Nacional do Esporte, que será realizada entre os dias 03 e 06 de junho em Brasília. Destes 15 delegados, 12 serão eleitos na Conferência Estadual e outros 03 são membros natos.
Em breve a Secretária Estadual de Esportes deverá publicar maiores informações sobre a realização das etapas dentro do Estado do Tocantins.

III Conferência Nacional do Esporte
A III Conferência Nacional do Esporte este ano terá o tema: Plano Decenal do Esporte e Lazer – 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais. A Conferência será realizada em várias etapas, conforme a programação e calendário abaixo:

Etapas preparatórias que devem acontecer entre os dias 25 de Janeiro a 11 de Abril de 2010, serão organizadas pelo poder público ou representações da sociedade civil. Não elegem delegados e podem contribuir com proposições às Conferências dos seus respectivos municípios (ou região) e estados.

Etapas Livres que devem acontecer entre os dias 25 de Janeiro a 05 de Maio de 2010, têm caráter mobilizador e consultivo, podem ser promovidas sob vários arranjos e âmbitos da sociedade civil e do poder público, não elegem delegados e poderão ter suas propostas encaminhadas a Conferência Nacional. As Conferências Livres serão consideradas válidas quando reunirem, no mínimo, 10 participantes e após envio de relatório de proposições e atividades à Comissão Organizadora Nacional.

Etapa Municipal ou Regional que devem acontecer entre os dias 01 de Fevereiro a 11 de Abril de 2010, é prerrogativa do poder municipal sua convocação, poderá ser realizada pelo município ou quando necessário pelo agrupamento de municípios em Etapa Regional. É responsabilidade da Etapa Municipal ou Regional eleger os delegados e aprovar propostas para a Etapa Estadual. Para a realização de cada Etapa Municipal ou Regional, deverá ser constituída uma comissão organizadora.

Etapa Estadual que devem acontecer entre os dias 01 de Março a 05 de Maio de 2010, é prerrogativa do governo estadual sua convocação. É responsabilidade da Etapa Estadual de eleger os delegados e aprovar propostas para a Etapa Nacional. Para a realização de cada Etapa Estadual e do DF, deverá ser constituída uma comissão organizadora

A Etapa Nacional acontecerá entre os dias 03 a 06 de Junho de 2010 em Brasília – DF. (Com informações do Ministério dos Esportes)