Fumacê vai a 23 municípios para proteger foliões contra a dengue

Ao longo desta semana que antecede o carnaval, entre os dias 08 e 13, a Secretaria da Saúde do Estado fará a pulverização de inseticida, mais conhecida como fumacê, em 23 municípios cearenses com festas de carnaval.

O objetivo da “Operação carnaval 2010 sem dengue” é proteger os foliões e a população dos municípios contra a doença. Este ano foram confirmados 284 casos de dengue no Ceará, sendo três de den gue hemorrágica. Não há confirmação de nenhum óbito.

O fumacê mata somente o mosquito Aedes aegypti adulto. Isso significa que os foliões não podem esquecer da prevenção. Precisam ter cuidados com os depósitos que podem acumular água. Uma latinha de cerveja, tampinha de refrigerante, copos descartáveis e cocos jogados na areia das praias, praças ou qualquer ambiente aberto são ideais para a multiplicação dos mosquitos.

Após o carnaval, que termina quarta-feira de Cinzas, 17, os carros do fumacê retornam aos 23 municípios para mais um ciclo de pulverização. Abaixo, veja o cronograma de pulverização do inseticida antes e depois do período carnavalesco. Dois carros de fumacê já saíram para Aracati nesta segunda-feira e 1 foi para Tauá.

Cronograma do Fumacê

Fonte: Assessoria de imprensa da Sesa