Mudanças no PCdoB de Sobral

O Comitê Municipal do PCdoB em Sobral reuniu-se no último sábado (05/02) para discutir o projeto eleitoral do Partido para 2010 e os desafios políticos e organizativos para o biênio 2010/2011. Os membros da direção debateram a resolução aprovada pela última reunião do Comitê Estadual do Ceará, deliberando sobre os melhores caminhos para ajudar na meta do PCdoB de eleger dois deputados federais e dois deputados estaduais no Ceará.

Miguel Silva

A reunião deliberou também sobre a substituição do professor Joan Edesson na Presidência do Comitê Municipal de Sobral. Joan foi eleito, em novembro último, Secretário Estadual de Formação e Propaganda do PCdoB. Integrante da Comissão Política Estadual, responsável pelo trabalho de formação e propaganda no estado, e cursando doutorado na Universidade Federal do Ceará, Joan tem deslocado, paulatinamente, o centro da sua atividade política para Fortaleza. Isto tem criado dificuldades na condução do partido em Sobral, avaliação feita pelo próprio camarada no seu informe de abertura da reunião.

Frente a este quadro, o Comitê Municipal de Sobral deliberou pela substituição de Joan Edesson, que continua integrando o Comitê Municipal, pelo camarada Miguel Silva, professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Miguel é um veterano dirigente do partido em Sobral, já tendo sido Presidente do Comitê Municipal entre 2001 e 2007. Volta agora a ocupar a presidência, com a tarefa de conduzir o Partido até a próxima Conferência Municipal, em 2011.

Segundo Miguel Silva, que assume a Presidência do PCdoB de Sobral, são vários e complexos os desafios para o próximo período, uma vez que será um momento de intenso debate político e disputa eleitoral. “Em Sobral queremos contribuir para o êxito do projeto político do partido no estado, com a eleição de dois deputados federais e dois estaduais, além de participarmos da chapa majoritária ao governo do estado”, considera. Miguel avalia ainda que é preciso ampliar a mobilização da militância em Sobral, e como cidade pólo, contribuir também na mobilização da militância na região.

O professor destaca outro desafio: contribuir para um exitoso congresso estadual da UJS, possibilitando a participação de muitos jovens sobralenses e da região neste fórum importante da juventude socialista. “Nos dedicaremos também à reorganização das bases partidárias e em garantir as condições de funcionamento pleno do comitê municipal. Tenho certeza que, de forma coletiva e com muita disposição, o comitê municipal de Sobral vai responder bem a todos estes desafios que estão postos pra nós”, avalia Miguel Silva.

Da redação local