Sem categoria

Governo lança campanha contra exploração sexual no carnaval

São Paulo começa a participar oficialmente da Campanha de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval nesta quarta-feira (10). A campanha, coordenada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), em parceria com a Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, será lançada em um bloco nas ruas do centro antigo da cidade, com concentração na Praça do Patriarca, a partir das 11 horas.

A coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra crianças e Adolescentes da SEDH/PR, Leila Paiva, participará do evento.

O bloco contra exploração sexual de meninos e meninas no carnaval percorrerá as ruas com apresentações do ator Marcos Frota e sua escola de circo, embalados pelo som de ritmistas da escola de samba Vai-Vai. O maestro João Carlos Martins também fará uma apresentação o músico Bocão da Cuíca, da Vai-Vai.

No percurso serão distribuídos adesivos, bandanas, camisetas, tatuagens temporárias e abanadores com o tema da 5ª edição da campanha do Carnaval. Com o slogan R20;Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de sua cidade ou disque 100”, a campanha busca prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes durante o carnaval.

Durante o carnaval serão distribuídas, em 14 capitais e Corumbá (MS), camisetas, abanadores, adesivos, bandanas, fitas de pulso, tatuagens temporárias, além de peças em inglês e espanhol para uso da Polícia Federal junto aos turistas estrangeiros.

Denúncias

Em 2009, o Disque 100 registrou um total de 29.756 de denúncias. O número representa 25% do total de 114.523 denúncias recebidas desde o início do serviço, em 2003.

As denúncias de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas nos Conselhos Tutelares ou no Disque 100, um serviço de utilidade pública coordenado pela SEDH/PR, em parceria com a Petrobras e o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), que recebe e encaminha denúncias de violências contra crianças e adolescentes.

A ligação é gratuita e o usuário não precisa se identificar. As denúncias são recebidas e encaminhadas sete dias por semana, inclusive feriados, das 8h às 22h. O encaminhamento das denúncias é feito para a rede de proteção e responsabilização do local onde a vítima se encontra.

Campanha Nacional de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval – São Paulo
Data: 10 de fevereiro de 2010 (quarta-feira)
Saída: 11h, da Praça do Patriarca (Centro)
Chegada: prevista para as 14h, na Praça Antônio Prado (Centro)