Comércio de Fortaleza pode não abrir durante Carnaval

O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza fechou um acordo sobre os feriados de 2009 com a Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomercio) e com o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), aprovado em assembleia pela categoria.

Há vários anos, o sindicato tem feito acordo para alguns feriados, pois entende que certas datas são especiais para os comerciários em virtude do retorno financeiro. E este ano, além dos benefícios que já estão acordados para que o feriado seja trabalhado, o Sindicato dos Comerciários fez ainda mais pela categoria, pois garantiu que no domingo segunda e terça-feira de carnaval todo o comércio de Fortaleza seja fechado, podendo abrir novamente só na quarta-feira de cinzas após o meio dia.

Esta era um período que afligia bastante os comerciários, pois os shoppings insistiam em abrir mesmo que não houvesse movimento, apenas explorando ainda mais os trabalhadores. Os shoppings também não poderão abrir no domingo, na segunda e terça-feira de carnaval em virtude do acordo firmado em 2009. As empresas que descumprirem o acordo ficarão sujeitas a uma multa equivalente a um piso salarial da categoria comerciária para cada trabalhador penalizado.

Fonte: Sindicato dos Comerciários de Fortaleza