Assinado convênio para acesso gratuito à internet nos municípios

Ao acompanhar na manhã desta terça, 9, a assinatura de convênio entre a Associação Tocantinense dos Municípios – ATM – e a operadora de telefonia Oi, o vice-governador Eduardo Machado ressaltou que a internet é um instrumento muito importante para a Educação, por colocar as crianças em contato com o conhecimento e culturas do mundo todo.

O convênio prevê acesso gratuito à internet para 324 escolas urbanas de 139 municípios, beneficiando cerca de 113 mil alunos.

O convênio faz parte do Programa de Inclusão Digital do Governo Federal e foi assinado pelo presidente da ATM, Valtenis Lino Silva, prefeito de Santa Fé do Araguaia; pelo Executivo de Ações Institucionais da Oi, Tiago Pinheiro Pinda e pelo Gerente da Unidade Operacional da Anatel no Tocantins, Juliano Quinan. Também fizeram parte da mesa o secretário estadual de Educação e senador licenciado, Leomar Quintanilha, e o secretário municipal de Educação de Palmas, professor Danilo Melo.

Eduardo Machado destacou ainda que a chegada da internet banda larga para todos os 139 municípios tocantinenses é um avanço não só para a Educação, mas também para as empresas nele instaladas. Além disso, frisou que “trata-se de um suporte importante também para empresas interessadas em investir no Tocantins, já que todas as grandes corporações necessitam de contato permanente entre suas bases”.

O acordo assinado prevê que todos os 139 municípios deverão receber a internet banda larga até dezembro de 2010. Além disso, as escolas receberão gratuitamente os modens para realizar o acesso de seus laboratórios de informática à banda larga. A gratuidade total do serviço se estende até dezembro de 2025.
Fonte: Secom