Governo do Estado busca expansão do Corpo de Bombeiros
Na manhã desta terça-feira, 2, durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, o governador Carlos Henrique Gaguim destacou o Projeto de Expansão, Estruturação e Modernização do Corpo de Bombeiros. Encontram-se para apreciação dos deputados dois projetos de lei que visam a contratação de crédito na ordem de R$ 49 milhões para a aquisição de viaturas com tecnologia de ponta, embarcações e equipamentos.
Publicado 03/02/2010 14:01 | Editado 04/03/2020 17:22
Do montante, cerca de 34,8 milhões devem ser contratados junto ao Banco Credit Suisse – Suiza para a aquisição de viaturas importadas, como um caminhão auto-escada, orçado em três milhões e veículos multiplataformas. O restante, R$ 14,3 milhões, será pleiteado junto ao Banco do Brasil, com recursos do Finame/BNDES – Máquinas e Equipamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, para aquisição de viaturas nacionais, como unidades de resgate, caminhões ABT (autobomba tanque, para combate a incêndio urbano) e para veículos para incêndios florestais.
“O Corpo de Bombeiros recebeu um voto de confiança do governo, o que permitirá que a corporação se iguale, em termos de tecnologia, as existentes em grandes centros”, destaca o comandante geral, coronel Admivair Silva Borges. Coronel Borges ressalta que os investimentos previstos apenas neste projeto levariam mais de 20 anos para serem concretizados tendo-se como parâmetro os planejamentos consumados até o momento.
O projeto prevê o aumento da capacidade operacional da estrutura do Corpo de Bombeiros, estendendo-se para mais 20 cidades, o que possibilitará um atendimento descentralizado. Alguns critérios de escolha da localização das novas unidades são: a malha viária do Estado, com seu consequente fluxo de tráfego; a ferrovia Norte-Sul e suas plataformas multimodais; as localidades situadas às margens dos rios Tocantins e Araguaia; os polos de desenvolvimento econômico e, principalmente, a redução do tempo de resposta às ocorrências. (Andréa Luiza Collet)
Fonte: Secom