Coletânea sobre a Ditadura no Rio Grande do Sul é lançada na ALRS

A coletânea A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985); História e Memória, lançada no último dia 27, no Vestíbulo Nobre da Assembléia Legislativa do RS, é resultado da parceria entre a Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan com o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na oportunidade e fazendo parte da programação do Fórum Social Mundial – 10 Anos – Grande Porto Alegre, também foi lançado o Relatório Direito à Memória e à Verdade, elaborado pela Comissão Nacional de Mortos e Desaparecidos Políticos.

A coletânea A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985); História e Memória, lançada no último dia 27, no Vestíbulo Nobre da Assembléia Legislativa do RS, é resultado da parceria entre a Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan com o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na oportunidade e fazendo parte da programação do Fórum Social Mundial – 10 Anos – Grande Porto Alegre, também foi lançado o Relatório Direito à Memória e à Verdade, elaborado pela Comissão Nacional de Mortos e Desaparecidos Políticos.

O Deputado estadual Raul Carrion(PCdoB) é um dos autores da coletânea e faz referência no texto intitulado – A Ditadura não foi uma criação de”Homens Maus”- ao massacre do povo brasileiro, ocorrido durante 21 anos no regime militar no país e especialmente do Estado.

A coletânea
O período entre a Campanha da Legalidade e o Golpe de 64, as experiências de repressão e resistência durante os “Anos de Chumbo”, a conexão repressiva, a Operação Condor, o fim da Ditadura e o processo de redemocratização são os temas abordados na coletânea A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): História e Memória. Os quatro livros reúnem 40 autores e têm prefácio do escritor Luis Fernando Verissimo. A apresentação da obra é assinada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT).

O projeto da coletânea surgiu a partir do evento que aconteceu em 31 de março e 1ª de abril de 2009 na Casa, ocasião em que se lembraram os 45 anos do Golpe Civil-Militar. Os livros foram distribuídos gratuitamente durante a sessão de autógrafos junto com o CD com o relatório da Subcomissão da AL que investigou a morte do presidente João Goulart, que teve o deputado Adroaldo Loureiro (PDT) como relator. Para garantir o acesso à obra, os quatro livros estão hospedados na Biblioteca Virtual da Assembleia Legislativa (www.al.rs.gov.br/biblioteca) e acessíveis também pelo portal da Escola do Legislativo (www.al.rs.gov.br/escola).

Presenças
A cerimônia de lançamento das obras também contou com a presença do ex-governador Olívio Dutra; do senador do Uruguai, Carlos Borabair; do cônsul geral do Uruguai, Pablo Scheiner; dos deputados estaduais Raul Pont (PT), Dionilso Marcon (PT), Stela Farias (PT); dos ex-deputados federais João Gilberto Lucas Coelho (PSDB) e Ney Ortiz Borges (PDT); do vice-prefeito da capital, José Fortunati (PDT); e dos vereadores da capital Adeli Sell (PT), Sebastião Mello (PMDB) e Fernanda Melchionna (PSOL).

Com informações Ag.ALRS