2010 é o ano do trabalho, destaca Inácio Arruda

Na sessão de abertura dos trabalhos legislativos, o Senador Inácio Arruda afirmou que o Brasil iniciou bem o ano na economia conseguindo sobressair-se mesmo em meio a crise financeira: “O País está mantendo seu ritmo de investimentos públicos em áreas estratégicas. Vejam o caso de uma inauguração simbólica de quase cem novas unidades federais de ensino tecnológico em nosso País.

Falo com satisfação porque foi em uma escola dessa que me formei como técnico. No Ceará, a expansão é muito significativa, vai envolver milhares de novos estudantes que terão a oportunidade de ter uma formação técnica e poder não só ajudar o Estado do Ceará, mas ajudar o Brasil”, destacou.

Inácio destacou ainda a articulação das centrais sindicais em torno da aprovação, pela Câmara dos Deputados, de PEC de sua autoria que reduz de 44 para 40 horas a jornada semanal de trabalho: “Hoje fomos recepcionados, no Congresso Nacional e até mesmo no aeroporto de Brasília por aqueles que têm a grande responsabilidade de produzir no nosso País. Os trabalhadores, organizados e mobilizados, estão conscientes de que precisam alcançar essa conquista neste ano de 2010, porque essa luta é de muitas décadas. Acredito que o ano legislativo começa, então, alvissareiro para o mundo do trabalho”, analisou.

O Senador espera que a proposta seja votada rapidamente na Câmara, onde já foi aprovada por Comissão Especial, e enviada ao Senado. “Os avanços tecnológicos, nos quais se investem bilhões, vêm permitindo ganhos de produtividade excepcionais, que precisam se materializar também junto aos trabalhadores, sob a forma da redução da jornada”, argumentou. “O Senado tem sido sempre zeloso com questões sociais. Veja o caso da aposentadoria, que temos aqui defendido. Quero ver, quando aqui chegar a redução da jornada de trabalho, o apoio quase unânime do Senado a essa proposta”, afirmou.

Leia aqui a íntegra do pronunciamento

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda