Inácio Carvalho – Estaleiro, juízo no lugar

.

A jornalista, fotógrafa, videomaker, publicitária, professora universitária e ex-servidora municipal de Fortaleza, Luizianne Lins, deu um tempo nas merecidas férias que todo mundo tem direito pra deixar muito claro que "Fortaleza tem prefeita". A declaração tem o objetivo de demarcar com o governdor Cid Gomes uma opinião "terminantemente contra" a construção de um estaleiro em Fortaleza, mais precisamente na Praia do Titanzinho. Frizou ainda que conhece o projeto e que o governador vai precisar de licença para tocá-lo. Sua posição tem como base os protestos de vários segmentos contrários. No final da entrevista se despediu dizendo que ia voltar pras férias porque tinha que cuidar do juízo.

Ô declaraçãozinha infeliz! Pra começar abriu um flanco enorme pra gaiatice cearense. Só na edição onlaine do jornal O POVO que divulgou sua declaração tem mais de 150 comentários com uns poucos elogios – alguns bem pautados pelas chamadas "qualis" – e a grande maioria descendo a lenha.

Até aí nada tão grave, afinal todo gestor está exposto à crítica, boa ou má. Mas o que me admira é a falta de política, ou a visão política equivocada que orienta este gesto. Sinceramente, se dizer terminantemente contra um projeto que ainda não passa disso? Até o Cid Gomes topou debater a questão, porque Luizianne já se fechou? A questão é mesmo política? Vai cair na cilada que certos segmentos da mídia armaram pra fermentar mais uma "crise" na relação entre os dois gestores?

Tomara que a análise feita pelo Ceará Agora não seja verdadeira. Lá tá dito que Luizianne, além de tentar encalhar a ideia do estaleiro, também aproveitou a ocasião da abertura do período legislativo na Câmara Municipal de Fortaleza para ganhar mais força pra indicar o Valdemir Catanho como vice na chapa de Cid Gomes, que disputará as eleições este ano, e também que o PT, que ela preside, insistirá na indicação de José Pimentel, que a acompanhava, como candidato a senador. Precisa disso tudo pra se diferenciar, pra persitir na imagem de "mulher destemida"?

Não acho que seja essa a melhor forma de fazer política em aliança com outras forças Da mesma forma não é se fechando em posições intrasigentes que se administra em harmonia. A não ser que o objetivo seja outro, aí o caminho é esse mesmo, partir pra briga. Só precisa ter fôlego suficiente. Torço muito para que a Luizianne aprume o leme e conduza bem os destinos de nossa cidade nesse mar revolto. O povo e cidade merecem, as forças progressistas merecem e a Luizianne merece. Nessa ordem.

E o estaleiro?

Quero aproveitar pra meter meu bedelho nessa polêmica do estaleiro. Acho que não se deve perder oportunidade de ter no Ceará um empreendimento dessa magnitude. Além de milhares de empregos que gera, há também o fortalecimento da economia do estado, que necessita de um desenvolvimento realmente sustentável, que permita uma melhoria nas condições de vida do seu povo. Nossa terra vive um ciclo positivo e é por isso que muitos investimentos estão chegando. Antes que algum "cidadão puro" venha dizer que isso interessa à "burguesia desejosa de obter maiores lucros", eu antecipo dizendo que é também daí que vai surgir aquela classe revolucionária, capaz de "tomar o céu de assalto". Portanto deve ser feito muito esforço pra não deixar o estaleiro ir pra outro estado. Ponto e virgula

Agora, sobre o lugar onde deve ser instalado, aí eu acho que o debate deve ser mais profundo, pra ficar nos termos afins, deve ter maior calado. De cara não se deve excluir, nem definir um local. Ao invés da briga pública e de bastidores, que tal as partes promoverem um debate mais rico, aberto, considerando outras possibilidades? Sobre esse tema há muitas variáveis e muita gente é capaz de nos ajudar a refletir sobre elas. Penso que esse caminho pode ser melhor pro Ceará inteiro.

Vamos com calma, não é hora de perder o juízo.

Fonte: Blog Do Carvalho

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho