Doações ao Haiti lotam Central de Medicamentos do Estado

O Comitê Cearense de Solidariedade ao Povo do Haiti, criado pela Secretaria da Saúde do Estado, em apenas uma semana de mobilização e sensibilização já arrecadou 142 itens de medicamentos.

Doações Haiti

São principalmente analgésicos, anti-inflamatórios, antidepressivos, doados por empresas e prefeituras para serem enviados aos haitianos, vítimas do terremoto do último dia 12 de janeiro. Os medicamentos estão sendo doados na Central de Medicamentos da Secretaria da Saúde do Estado, que fica na Avenida Washington Soares, 7605, Messejana.

Hoje, 1º de fevereiro, o médico cearense Frederico Arnaud já estará na costa caribenha em missão de ajuda às vítimas do terremoto de 12 de janeiro deste ano. Ele e mais quatro médicos gaúchos integram o grupo de brasileiros voluntários que saiu de Fortaleza no dia, 28, no navio italiano Conde de Cavour. A missão humanitária tem, no total, 74 brasileiros voluntários. Além dos médicos e de seis enfermeiros civis, há 63 militares. Ficarão 30 dias assistindo o povo sofrido do Haiti. O navio possui um hospital emergencial, com dois centros cirúrgicos e 35 leitos, sendo oito de UTI. Dispõe de equipamentos modernos, como tomógrafo computadorizado. Todo o trabalho é coordenado pela Marinha do Brasil e a Marinha da Itália.

Animado com a missão de ajudar a salvar vidas, Frederico Arnaud afirmou, já a bordo do porta-aviões, atracado na última quinta-feira no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, que “esta é a viagem mais importante da minha vida como cidadão e médico”. Para ele, “uma ação humanitária promove retornos imensuráveis para quem recebe e principalmente para quem faz”. Frederico Arnaud é supervisor do Núcleo de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde do Estado e integrante do Comitê Cearense de Solidariedade ao Povo do Haiti.

Segundo o coordenador do Comitê e secretário executivo da Sesa, Arruda Bastos, que esteve com os voluntários e conheceu o Cavour, a participação do Ceará na missão “consolida a força de mobilização do nosso Estado, a força do voluntariado e da solidariedade do povo cearense”. Segundo Arruda Bastos, há 447 profissionais cadastrados no site da Sesa (www.saude.ce.gov.br/voluntario) para serem voluntários em missões aos haitianos. Isso até às 14 horas do dia 29 de janeiro. Caso a coordenação nacional de urgência e emergência do Ministério da Saúde faça a convocação de mais voluntários, o Comitê tem um banco com profissionais de diferentes áreas, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, odontólogos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesa