PCdoB-CE aprova resolução sobre projeto eleitoral para 2010

A direção do PCdoB cearense definiu como objetivo a ampliação da sua representação parlamentar na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa estadual. Os comunistas também buscarão participar da chapa majoritária a ser encabeçada pelo atual governador Cid Gomes, que receberá o apoio do PCdoB para sua reeleição.

Neste final de semana (30 e 31), em sua 3ª reunião plenária, o Comitê Estadual do PCdoB/CE debateu sobre o projeto eleitoral dos comunistas para 2010 e discutiu o planejamento das atividades partidárias para o biênio 2010/2011. A reunião, que no sábado recebeu a visita do ex-presidente da OAB-CE, Hélio Leitão, ocasião em que o advogado anunciou sua filiação ao PCdoB, encerrou-se na tarde do domingo com a aprovação de uma resolução que define os objetivos do partido nas eleições deste ano.

Após uma sintética avaliação dos efeitos positivos da eleição do Presidente Lula, em 2002, e do Governador Cid Gomes, do Ceará, em 2006, a resolução registra a ampliação da influência política do PCdoB.

A batalha eleitoral de 2010, considerada estratégica, será o centro da atuação dos comunistas. Neste sentido a direção definiu como objetivo a eleição de dois deputados federais e dois deputados estaduais e para tanto propõe uma intensa mobilização de sua militância que deverá empenhar-se para ampliar o apoio aos candidatos partidários. Os comunistas cearenses propugnarão pela manutenção da atual frente de partidos, nucleada pelo PSB, PT, PMDB e PCdoB, com vistas à reeleição do governador CId Gomes, bem como em prol da eleição dos dois senadores do Ceará. O Partido aspira ainda indicar um dos integrantes da chapa majoritária que disputará as eleições.

Eleição  no centro do planejamento

Na discussão sobre o planejamento as eleições também ocupam o centro das atenções. "A manutenção deste ciclo virtuoso do PCdoB depende fundamentalmente do nosso êxito na batalha eleitoral deste ano", afirmou Abel Rodrigues, Secretário Estadual de Organização.

Porém o partido deverá levar em conta o que definiu sua 19ª Conferência Estadual, realizada em outubro de 2009, ao listar entre os desafios dos comunistas cearenses "a estruturação no estado de um Partido Comunista de maior porte, com Comitês Municipais bem estruturados e atuantes, com maior força eleitoral e maior presença no movimento dos trabalhadores e social como um todo, inserido na luta de ideias da sociedade".

Segundo Rodrigues "a campanha deverá ser relizada ao máximo através da estrutura partidária, de modo a contribuir também para ativar as organizações de base e fortalecer o elo entre o partido e o povo, de forma ampla e criativa". Com vistas a ativar a mobilização partidária deverão ser realizadas, ao longo dos meses de fevereiro e março, plenárias na maioria dos municípios onde o PCdoB está organizado.

A prioridade do projeto eleitoral não implicará no abandono das demais áreas de atuação partidária. O objetivo é entrelaçar a campanha com as ações no plano da formação, da comunicação, das finanças, das diversas frentes de massa e da própria organização. As secretarias e comissões auxiliares do Comitê Estadual definiram os seus projetos prioritários que foram compatibilizados e aprovados pela direção estadual. Segundo Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), presidente estadual do PCdoB, o desafio é ganhar o conjunto do partido para por em prática o planejamento que "deve ser aplicado considerando a realidade de cada cidade, cada segmento ou categoria onde o partido atua, fungindo do raciocínio esquemático".

Leia a íntegra da resolução:

Resolução da 3ª reunião plenária do Comitê Estadual do PCdoB/CE

O Comitê Estadual do PCdoB no Ceará, em sua 3ª reunião ordinária, debateu intensamente o quadro político e constatou significativos avanços tanto no plano nacional, como estadual, a partir do novo ciclo político iniciado com as eleições do Presidente Lula, em 2002, e do Governador Cid Gomes, em 2006, permitindo a ascensão aos governos do Brasil e do Ceará, respectivamente, de um conjunto de forças democráticas, progressistas e populares. Como agente ativo deste processo, o PCdoB vive expressivo crescimento e ampliação de sua influência política . No Ceará, além da histórica eleição de Inácio Arruda para o Senado, verificamos um aumento significativo de prefeitos, vices e vereadores eleitos pela legenda comunista. Atestamos ainda o ingresso de milhares de novos filiados em todo o Estado, entre eles destacadas lideranças políticas e sociais.

Diante deste quadro, a direção estadual do PCdoB afirma o caráter estratégico das eleições de 2010 e por esta razão centrará sua atuação nesta importante batalha política articulando-a com a sua crescente atuação nas diversas frentes dos movimentos sociais e no debate de ideias em curso na sociedade brasileira acerca da elaboração de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento que deve ter como centro o fortalecimento da nação brasileira, a ampliação da democracia, o crescimento econômico sustentável, a redução das desigualdades regionais e a valorização do trabalho. Quanto às eleições o Comitê Estadual aprovou as seguintes orientações:

1. Propugnar pela manutenção da atual frente de partidos democráticos e progressistas que governa o Estado, nucleada pelo PSB, PT, PMDB e PCdoB, buscando a reeleição do Governador Cid Gomes, cujo trabalho tem permitido significativos avanços, através da construção de uma infraestrutura necessária à elevação do padrão de desenvolvimento do Ceará, além de importantes investimentos nas áreas de educação e saúde, o que vai resultando na consequente melhoria das condições de vida dos cearenses;

2. Lutar pela eleição de dois senadores integrantes da frente democrática e progressita e comprometidos com a continuidade do projeto de mudanças em curso no Ceará e no Brasil;

3. Defender a participação dos comunistas na chapa majoritária por entender que o PCdoB é hoje uma força política expressiva no Ceará, contando com diversas lideranças respeitadas na sociedade;

4. Desenvolver todos os esforços visando ampliar a representação do PCdoB cearense na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa, com a eleição de dois deputados federais e pelo menos dois deputados estaduais, para o que é necessária uma intensa mobilzação e o empenho da combativa militância partidária;

A vitória das forças democráticas e progressistas, e em particular do PCdoB, nas eleições vindouras depende essencialmente da capacidade de sua militância em apresentar suas propostas e dialogar com os mais amplos segmentos sociais.

.Em conjunto com a batalha eleitoral os comunistas continuarão empenhados nas lutas de nosso povo por melhores condições de vida e de trabalho, pelo avanço da democracia, em defesa da soberania nacional, por um mundo de paz e pelo socialismo.

Fortaleza, 31 de janeiro de 2010

Comitê Estadual do PCdoB – Ceará

Leia também:

Comunistas cearenses debatem projeto eleitoral para 2010

Hélio Leitão, ex-presidente da OAB-CE, anuncia filiação ao PCdoB


De Fortaleza,
Inácio Carvalho