Comunistas cearenses debatem projeto eleitoral para 2010

 Aconteceu neste sábado (30/01) a abertura da terceira reunião do Comitê Estadual do PCdoB no Ceará. Na pauta, atualização da situação política e o debate político do projeto eleitoral para 2010. Durante o encontro também será debatido e aprovado o planejamento das atividades a serem realizadas pelo Partido para o biênio 2010/2011.

reunião comitê estadual CE

Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), presidente do PCdoB/CE, fez a abertura do encontro fazendo um apanhado sobre a atualidade política no Brasil e no mundo. No cenário internacional, o comunista destacou a tragédia ocorrida no Haiti que devastou o país. “Os haitianos estão vivendo mais um ciclo de sofrimento. O povo está arrasado e o país está desmontado. Não existe sequer a figura do Estado”, avalia. Patinhas fez um breve histórico da sequência de acontecimentos vividos pela população haitiana. “Desde o império francês até a presidência de Jean-Bertrand Aristide, o povo vive arrasado. Com isso, vemos a incapacidade do Capitalismo de levar a felicidade aos povos. Ele traz a exploração das nações por potências imperialistas”, considera.

A eleição de Miguel Sebastián Piñera no Chile também foi um dos pontos abordados durante a intervenção de Patinhas. Candidato da oposição, Piñera representou a vitória centro-direita. “A mídia brasileira pegou este fato para comparar o que poderia acontecer com o Brasil”, alertou o comunista.

O Fórum Mundial de Davos, na Suíça, retomou o debate sobre a crise mundial. Segundo Patinhas, os diversos representantes dos mais variados países do mundo alertaram durante o encontro que a crise capitalista não está totalmente sanada e há uma profunda polêmica entre o mercado financeiro e os governos sobre a regulamentação da economia.

Outro assunto abordado foi os 10 anos do Fórum Social Mundial, que nesta edição foi descentralizado com debates em Salvador e Porto Alegre. “O Fórum tem característica anticapitalista e com rica variedade de opiniões”, considerou

Cenário político do Brasil

A descrição sobre o atual momento político brasileiro foi resumido numa frase: “Teremos em 2010 uma grande batalha política”. Citando o programa debatido durante o 12º Congresso do PCdoB, Patinhas ressaltou que o projeto trabalha de forma didática o caminho de fortalecimento do país. “Nosso programa não é documento de gaveta. Ele deve ser debatido sempre. O caminho proposto para o país no novo programa aponta para as ações já desenvolvidas pelo Presidente Lula”, considera.

O comunista cita alguns dos avanços iniciados com o presidente. A valorização do trabalho, uma maior distribuição de renda e ainda maior integração entre os países da América Latina. “Não podemos permitir que este ciclo de progresso seja truncado. Temos que aproveitar a situação favorável em que estamos porque sabemos que a direita vai jogar todas as fichas que tem”, prevê. O marco regulatório do pré-sal que traz a expectativa de crescimento duradouro e sustentável do país; a capacidade do governo de enfrentar a crise; a retomada do emprego, o prestígio de Lula com destacada liderança popular e ainda a falta de discursos e de projetos da oposição são fatores que devem ser levados em conta para o embate durante as eleições deste ano.

A perspectiva do PCdoB nestas eleições é apoiar o candidato do presidente Lula, aumentar as bancadas de deputados estaduais e federais e ainda eleger mais senadores. “Os Comitês Estaduais do Partido em todos os estados já estão se articulando e discutindo formas de aumentar a representação comunista neste ano”, informa.

O Ceará em destaque

O dirigente também fez um balanço do atual cenário político no estado. “No Ceará estamos vivendo uma fase de transição para industrialização. Isto, sem dúvidas, vai gerar mais desenvolvimento do estado e, consequentemente, mais empregos.”. Patinhas citou os diversos projetos de impacto para o Ceará. “Teremos a segunda maior siderúrgica do país e a primeira do Norte/Nordeste. Temos a Refinaria, a Transnordestina, a Transposição do Rio São Francisco. O Cinturão Digital será a maior banda larga do país, com cobertura para 95% da população. O Centro de Eventos será maior que o do Anhembi, em São Paulo. A previsão da entrega do Aquarium é para 2011. Isso sem contar com os avanços da saúde e da educação”, enumera.

Para Patinhas, apoiar a reeleição de Cid Gomes é dar continuidade ao ciclo de desenvolvimento do estado. “Sabemos que ainda temos dificuldades, mas vamos trabalhar para que no segundo mandato as falhas sejam sanadas”, considera.

Eleições 2010

O dirigente alerta para as opções de políticos cearenses que já surgem como prováveis candidatos. “É possível que a gente dispute com duas chapas de oposição”, prevê Patinhas que reforça ainda: “Deveremos apoiar a reeleição de Cid Gomes pelo que ele representa para o desenvolvimento do Estado”, ratifica.

Ampliar o número de deputados estaduais e federais, bem como integrar a chapa majoritária, é a meta do PCdoB para o Ceará. “Esta campanha será polarizada, sempre apontando os rumos da direita e os do Governo Lula. A vitória do PSDB representaria um retrocesso. Por isso, nosso discurso deve ser político, mas sempre associado às bandeiras locais além de estar casado com as características de cada candidato”, afirma Patinhas.

Ao longo do dia os membros sob Comitê Estadual fizeram intervenções sobre a questão política e hoje o partido aprovará uma resolução sobre o tema

De Fortaleza,
Carolina Campos