Bomfim recebe prêmios pela gestão cultural

Eduardo Bomfim, presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (FMAC) recebe o Prêmio Espia 2009 concedido ao projeto que vem desenvolvendo desde o início de sua gestão à frente da FMAC, o Maceió Viva Cultura, e o prêmio dado pelo Restaurante e Ateliê Oca, por sua gestão pública cultural.

Prêmio

Ao anoitecer da última sexta-feira, 29/01, aconteceu a festa de entrega do Prêmio Espia 2009, quando Eduardo Bomfim recebeu o prêmio dado ao Projeto Maceió Viva Cultura, eleito pelos internautas da revista Espia como o melhor Programa para a Comunidade em Alagoas, no ano de 2009.

O Prêmio Espia foi instituído em 2005 numa brincadeira, como uma sátira às premiações de final de ano em que o homenageado patrocina o prêmio, e teve uma repercussão inesperada. Hoje movimenta a cena cultural, reconhecido por amplos segmentos da sociedade alagoana. A Revista Espia, agora com o nome de Blog do Carlito Lima, vem premiando desde sua criação as pessoas que realmente contribuíram para a cultura alagoana durante o ano.

Há quatro anos acontecem belas festas de entrega dos prêmios na Praça Gogó da Ema, orla da Ponta Verde, com direito a pôr-do-sol e boa música. Neste ano repetiu-se o sucesso, com a festa na orla para a entrega do Prêmio Espia 2009.

Depois de três meses em votação acirrada na internet, a Comissão Julgadora e Apuradora, apresentou o resultado final da apuração, em que foram premiados também O Papel no Varal, iniciativa apoiada pela Fundação Municipal de Ação Cultural, na categoria Evento Cultural, e Rogério Dias, responsável pelo Quintal Cultural, também apoiado pela Fundação, na categoria Agitador Cultural.

O Projeto Maceió Viva Cultura foi apontado também em entrevistas publicadas pelo Caderno B do jornal Gazeta de Alagoas, por diversos artistas e personalidades da área cultural de Alagoas, em que relacionaram os destaques da Cultura no ano que passou.

Homenagem: gestão pública

No domingo, 31/01, Eduardo Bomfim, receberá homenagem no Restaurante e Ateliê Oca, do artista plástico Petrúcio Nazareno e do chef Antônio Cabral. Bomfim foi premiado no quesito Gestão Pública no evento que já acontece há três anos na cidade.

O Restaurante e Ateliê Oca situa-se no Alto de Ipioca, local de nascimento do segundo presidente da República, Marechal Floriano Peixoto, e a premiação acontecerá no restaurante, durante o dia, com bela vista para o mar de Ipioca.

De Maceió, Selma Villela.