Bancários: Lançada Campanha pela Isonomia na Caixa

Para trabalho igual, salários e direitos devem ser iguais. Foi com esse mote que os empregados da Caixa Econômica Federal no Ceará lançaram a campanha pela isonomia de direitos – “2010, o ano da isonomia”, durante manifestação na agência Terra da Luz, em Fortaleza.

Essa agência foi escolhida por também apresentar sérios problemas de falta de condições de trabalho e atendimento os clientes. O ato aconteceu na quarta-feira, dia 27/1 quando, simultaneamente, os empregados da Caixa realizaram em todo o País, um Dia Nacional de Luta para exigir trabalho, salários e direitos iguais entre novos e antigos bancários da empresa.
No Dia Nacional de Luta, teve como foco principal a conquista da isonomia. A manifestação objetivou aumentar a pressão sobre a direção da Caixa, com o objetivo de que seja concluído o processo de isonomia de direitos e benefícios aos bancários contratados a partir de 1998.

Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, Marcos Saraiva, “a luta pela equiparação de direitos é de todos e medidas como licença-prêmio para todos, Adicional por Tempo de Serviço (anuênio) e tíquete-alimentação para os aposentados precisam ser conquistadas”. Marcos Saraiva usou um antigo jargão sindical para ilustrar a força da mobilização – “os trabalhadores unidos jamais serão vencidos”.

A discriminação contra os novos trabalhadores da Caixa foi iniciada no governo Fernando Henrique Cardoso, época em que os bancos públicos federais estavam sendo preparados para a privatização. Esse fato foi lembrado pelo diretor do Sindicato, Áureo Júnior. Ele afirmou ser fundamental que todos os empregados estejam mobilizados, para confrontar a direção da Caixa a eliminar os obstáculos causados pela falta de isonomia.

Falta respeito 

Os protestos na agência da Caixa Terra da Luz fizeram referência ao descaso que a direção da empresa tem para com os empregados e clientes. Naquela agência, há um ano existem problemas na climatização, obrigando os empregados a levaram ventiladores de casa para o trabalho. Clientes relataram por ocasião da manifestação, sua indignação para o descaso da Caixa, pois além de não ter ar condicionado na unidade, ainda faltam assentos para idosos e controle de senha para as filas. “É muita falta de respeito”, disse um cliente.

Ao longo dos últimos 12 anos, com mobilizações e greves, os bancários vêm confrontando a direção da Caixa para eliminar os obstáculos causados pela falta de isonomia. Mesmo após várias conquistas importantes, aisonomia ainda não é total. Medidas como licença-prêmio para todos, adicional por tempo de serviço (anuênio) e tíquetes para os aposentados continuam na pauta de reivindicações dos empresas da Caixa, pois ainda não foram atendidas.

O que falta para garantir isonomia

– Licença-prêmio
– Adicional por Tempo de Serviço (anuênio)
– Tíquetes para os aposentados

Fonte: Sindicato dos Bancários do Ceará