Jandira anuncia criação do Circuito Bossa Nova

Em entrevista exclusiva ao Bafafá, a secretária de Cultura do Rio, Jandira Feghali, anunciou a criação do Circuito Bossa Nova. A iniciativa promete valorizar e resgatar o estilo musical que conquistou o mundo a partir do Beco das Garrafas, em Copacabana.

Além da Prefeitura reconhecer o local como ponto de partida da bossa nova, vários espaços passarão a ter programação exclusiva. Jandira fala também sobre o Viradão Carioca 2010 e faz uma síntese de seu primeiro ano a frente da pasta.

Em que consiste o Circuito Bossa Nova?

O poder público até agora não prestigiou como deveria esse gênero musical poético, lírico e com harmonia inovadora. Estamos começando a pagar uma dívida com a criação do Circuito Bossa Nova. Apesar da resistência de alguns bares, os turistas e os próprios cariocas querem ouvir bossa nova.

A partir de março teremos shows no Beco das Garrafas, em Copacabana; no Bar do Tom, no Leblon; no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico (segundas) e no Teatro Gonzaguinha, na Praça Onze (quartas).

Queremos valorizar o estilo que é uma criação carioca e dar mercado de trabalho para quem faz bossa nova, além de revelar talentos novos. Será um espaço de difusão de áudio que o mundo inteiro quer ouvir.

Como vai ser o Viradão Cultural de 2010?

Será nos dias 09, 10 e 11 de abril. Desta vez, ao invés de dois, teremos cinco palcos (dois grandes e três médios), fora os palcos volantes. Começa na sexta-feira à noite e termina no domingo. Teremos muitas atrações, brevemente estaremos divulgando.

Qual é o balanço da sua gestão na Secretaria Municipal de Cultura?

Eu vou publicar um balanço, é importante que a sociedade saiba tudo o que foi feito esse ano, apesar das dificuldades no primeiro ano de governo. Demos a vertente da ocupação do espaço público, integramos a rede escolar atuando em 110 escolas e fizemos a 1ª Conferência de Cultura. Estamos trabalhando com parcerias públicas e buscando setores que podem investir na cultura carioca. Além disso, assumi a presidência nacional do Fórum dos Secretários de Cultura.

Bafafá (www.bafafa.com.br)