Sem categoria

No FSM, zelaystas anunciam protestos contra novo governo

A Frente Nacional de Resistência Popular de Honduras (FNRP), principal grupo aliado do presidente deposto, Manuel Zelaya, anunciou nesta terça-feira que não reconhecerá Porfírio "Pepe" Lobo como presidente do país e "tornará as coisas difíceis" para ele. A organização divulgou que pretende fazer uma série de protestos nesta quarta-feira (27), quando deve ocorrer a cerimônia de posse de Lobo, eleito em uma votação controversa.

Na mesma data, Zelaya promete deixar a Embaixada do Brasil em Tegucigalpa. "O golpe de Estado (que derrubou Manuel Zelaya) não terminou e Lobo somente representa a continuidade desse atentado à democracia", disse Lorena Zelaya, integrante da resistência que participa do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre.

"Estamos aqui para informar sobre o que ocorreu em nosso país e para receber apoio para nossa resistência pacífica", disse Lorena, que não tem parentesco com o presidente deposto. Ela declarou aos jornalistas que sua organização "não aceitará esse Governo que surgiu a partir do golpe das eleições" presidenciais de passado 29 de novembro. "A única saída é a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, com a participação dos movimentos sociais", assinalou.

A ativista assegurou que a "mobilização popular" não acaba com a posse de Lobo. Pelo contrário, anunciou que nesse mesmo dia "milhares e milhares de hondurenhos" tomarão as ruas de Tegucigalpa e San Pedro Sula, a segunda maior cidade do país, para "protestar pelas eleições que só serviram para tirar um golpista oficial e colocar um golpista eleito".

Segundo ela, "a Lobo custará muitíssimo governar", porque além da pressão que enfrentará dos movimentos sociais, também receberá um país "economicamente quebrado", ao que atribuiu a gestão do presidente de fato, Roberto Micheletti. "Ele deixou o país em ruínas", sustentou sobre o governante que assumiu o lugar de Manuel Zelaya quando este foi destituído e expulso do país pelos militares, em 28 de junho.

Rafael Alegra, um dos fundadores da Frente também participa do Fórum Social Mundial. "Vamos lançar um chamado nacional à resistência e acompanhar a despedida do presidente Zelaya", colocou.

Segundo fontes próximas ao novo presidente eleito de Honduras, Porfírio "Pepe" Lobo, até agora só cinco representantes de governos estrangeiros confirmaram presença na cerimônia de posse: o presidente da Guatemala, Álvaro Colom, o do Panamá, Ricardo Martinelli, o da República Dominicana, Leonel Fernández, o de Taiwan, Ma Ying-Jeou, e o vice- presidente da Colômbia, Francisco Santos Calderón.

Com agências