Ceará envia médico na missão que vai de navio ao Haiti dia 29

Na próxima sexta-feira (29), o médico cearense Frederico Arnaud sairá de Fortaleza com destino ao Haiti, no navio italiano Conde de Cavour. O navio, que já saiu de Muggiano, no norte da Itália, chega a Fortaleza nesta quarta-feira (27) e permanece por dois dias.

Navio Conde de Cavour

Nesse período será realizado um treinamento com os profissionais de saúde da equipe brasileira, formada por 13 voluntários de vários estados do País. O navio funcionará como um hospital flutuante. Ficará ancorado na costa caribenha, contando com o apoio de dois helicópteros para o deslocamento de pacientes.

O médico Frederico Arnaud, anestesista e emergencista é presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Emergência/ Ceará, e supervisor do Núcleo de Urgência e Emergência da Sesa e integrante do Comitê Cearense de Solidariedade ao Povo do Haiti. O Comitê foi criado pela Secretaria da Saúde do Estado na última segunda (18), com a participação de oito instituições e um voluntário para mobilizar e apoiar as ações humanitárias às vítimas do terremoto de 12 de janeiro de 2010, no Haiti.

A mobilização e preparação para a ida de mais voluntários ao Haiti continuam. Nesta quarta-feira, o Comitê Cearense de Solidariedade ao Povo do Haiti inicia a seleção de voluntários técnicos em enfermagem que fizeram o cadastro no site da Secretaria da Saúde do Estado (www.saude.ce.gov.br/voluntario). Já há 12 médicos (3 cirurgiões, 4 emergencistas, 2 ginecologistas/ obstetras,1 anestesista, 1 ortopedista e 1 patologista) selecionados e 1 enfermeira. “Estamos preparando uma equipe de voluntários para atender a indicação e definição do Ministério da Saúde que coordena as missões ao Haiti”, afirma o coordenador do Comitê e secretário executivo da Sesa, Arruda Bastos.

Durante a reunião do Comitê, realizada nesta segunda, o médico afirma que, “numa ação humanitária, o que mais conta é a boa vontade, a disponibilidade em ajudar. E isso os cearenses têm demonstrado através do cadastro, e-mail, ligações para o Alô Saúde (0800 275 1520)”. Até às 12 horas desta segunda-feira havia 360 voluntários cadastrados. Na estratégia de deixar preparado um grupo de voluntários para a missão ao Haiti, protegendo a saúde deles, o Comitê Cearense de Solidariedade ao Povo do Haiti está agendando a vacinação dos profissionais, no Centro de Saúde do Meireles, unidade da Sesa. Os voluntários serão vacinados a partir desta terça-feira, 26, contra a febre amarela, hepatite e ainda tétato nos casos de quem recebeu a vacina há 10 anos.

Perfil do Navio Cavour

Tipo: porta aviões, com salas de operação, setores de terapia intensiva e de reanimação.
Tripulação: 1.300
Comprimento: 244 metros
Calado: 8.7 metros
Boca: 39 metros
Deslocamento: 30000 toneladas
Elevadores: 1 central e 1 lateral
Velocidade: 54 Km/hora
Autonomia: 14000 Km

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesa