Nota orienta grávidas sobre cuidados com a gripe A

Como medida de precaução contra a gripe A, a Secretaria da Saúde do Estado e o Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza A lançam nota técnica para diretores de postos de saúde e hospitais e os profissionais de saúde sobre os cuidados com as mulheres grávidas e os bebês.

Das três mortes no Ceará causadas pelo vírus H1N1, uma foi de uma grávida de seis meses. As gestantes estão incluídas no grupo de risco. Elas sofrem alterações na imunidade e ainda modificações na dinâmica respiratória por causa do aumento da pressão intra-abdominal já a partir do terceiro mês de gravidez.

A nota recomenda que as profissionais que estão grávidas e trabalham em emergências de hospitais, pronto-atendimento, consultórios odontológicos, em transportes coletivos, estabelecimentos de ensino, refeitórios e supermercados: devem usar máscara cirúrgica ou serem remanejadas para outro setor. Isso porque têm contato intensivo com potenciais pessoas infectadas pelo vírus. Em caso de sintomas de gripe, a recomendação é de que os trabalhadores e trabalhadoras não compareçam ao trabalho para evitar a contaminação de outras pessoas, em especial as grávidas.

Para os cuidados básicos, a nota reforça a importância de lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool-gel a 70ºC e evitar contato com pessoas gripadas. E mais: toda grávida deve procurar um serviço de saúde ao apresentar sintomas de gripe o mais breve possível e adotar uma alimentação saudável com bastante frutas e verduras e tomar muito líquido.

Leia aqui a íntegra da nota INFLUENZA A (H1N1) para gestantes

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesa