Militares mineiros recebem homenagens póstumas em Brasília

Os 18 militares brasileiros – dentre eles três mineiros – que atuavam na missão da ONU no Haiti receberam homenagens póstumas na Base Aérea de Brasília (DF)

Lula haiti

Os 18 militares brasileiros – dentre eles três mineiros – que atuavam na missão das Nações Unidades para Estabilização do Haiti (Minustah), mortos no terremoto que atingiu a capital do país, Porto Princípe, no último dia 12, receberam homenagens póstumas na tarde desta quinta-feira (21) na Base Aérea de Brasília (DF). Antes da cerimônia, os familiares tiveram momentos reservados juntos aos caixões dos militares.

A solenidade teve início por volta das 16 horas, com a execução do Hino Nacional. O comandante do Exército brasileiro, general Enzo Martins Peri, destacou o ato de bravura e heroismo dos brasileiros no seu trabalho no país caribenho.

Logo em seguida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu, citando nominalmente um por um, todos os 18 militares mortos. Ao lado do ministro da Defesa, Nelson Jobim, Lula colocou em cima dos 18 caixões a Medalha do Pacificador com Palma, honraria concedida a militares brasileiros que, em tempo de paz, no exercício de suas funções ou no cumprimento de missões de caráter militar, tenham se distinguido por atos pessoais de abnegação, coragem e bravura, com risco de vida.

Os militares também receberam a Promoção Post Mortem, concedida ao militar que, em pleno serviço ativo, vier a falecer em conseqüência de ferimentos recebidos em campanha ou na manutenção da ordem pública, ou em virtude de acidente em serviço.

Lula lamentou, ainda, a morte dos dois civis brasileiros, a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, descrita pelo presidente como símbolo da fé brasileira para cooperação da justiça social e o diplomata Luiz Carlos da Costa.

A contadora Emília Ribeiro Martins, 39 anos, viúva do major Francisco Adolfo Vianna Martins, 42 anos, natural de Belo Horizonte, recebeu apoio da irmã, Júlia e de vários outros familiares e amigos que viajaram de outros estados para participar da solenidade.

A administradora de empresas Júlia Maria Primo Geber, 45 anos, cunhada do oficial, disse que, por volta das 13 horas. o caixão com o corpo do major foi transportado para o Colégio Militar de Brasília, onde ele atuou como professor, onde foi homenageado.

Apesar de ser mineiro, o caixão coberto com a bandeira brasileira será transportado por um carro de combate Urutu até ao Cemitério Campo da Boa Esperança, em Brasília. com sepultamento previsto ainda para esta quinta-feira (21).

Heloisa Camargos, viúva do subtenente Raniel Camargos, de 42 anos, natural de Patos de Minas, com os dois filhos do casal e seus pais, também participaram da homenagem, O corpo do oficial devera ser levado para Uberlândia e depois, transportado num carro do Exército até Patos de Minas, onde deverá chegar por volta das 22 horas sendo recebido pelos pais do militar, Geraldo Camargos, 80 anos e Olímpia, 70 anos, além do irmão Samuel, e outros familiares e amigos. Está prevista uma cerimônia apenas para a família e, na sexta (22), o corpo do militar segue em cortejo até à unidade do Exército de Patos de Minas, onde acontecerá o velório. O sepultamento, com honras militares, está marcado para as 9 horas, no Cemitério Municipal de Santa Cruz daquela cidade.

Da mesma forma, a comerciante Patrícia Vieira Rocha, 22 anos, noiva do 2º sargento Leonardo de Castro Carvalho, 29 anos, mineiro de São João del Rey. a mãe do rapaz, Leandra Carvalho, um primo e uma irmã de criação também participaram da solenidade de homenagens póstumas em Brasília. O corpo do militar seria transportado em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para a cidade, onde era esperado por volta das 22 horas. O corpo será velado no Salão Nobre da Prefeitura, na Rua Ministro Gabriel Passos. No sábado (23) às 16 horas, uma missa de corpo presente será celebrada na Igreja São Gonçalo às 16 horas. No cemitério Cemitério São Gonçalo, onde ocorrerá o sepultamento, o militar receberá homenagens póstumas de militares do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, de São João del Rey que se preparam para embarcar para o Haiti.

Depois da cerimônia de homenagem póstuma, haverá o traslado dos corpos dos militares, em aeronaves da Força Aérea Brasileira, para serem sepultados nas seguintes cidades:

– Rio de Janeiro (Coronel Emilio Carlos Torres dos Santos);

– São Paulo – SP (Coronel João Eliseu Souza Zanin);

– Niterói – RJ (Tenente-Coronel Marcus Vinicius Macêdo Cysneiros);

– Brasília – DF (Major Francisco Adolfo Vianna Martins Filho);

– Natal – Major Márcio Guimarães Martins

– Santa Maria – RS (Tenente Bruno Ribeiro Mario);

– Patos de Minas – MG (Subtenente Raniel Batista de Camargos);

– Lorena – SP (2º Sargento Davi Ramos de Lima, os Cabos Douglas Pedrotti Neckel e Washington Luis de Souza Seraphin, e o Soldado Felipe Gonçalves Julio);

– São João Del Rey – MG (2º Sargento Leonardo de Castro Carvalho);

– Paracambi – RJ (3º Sargento Rodrigo de Souza Lima);

– Cruzeiro – SP (Soldado Tiago Anaya Detimermani);

– Cachoeira Paulista – SP (Soldado Antônio José Anacleto);

– Silveiras – SP (Soldado Rodrigo Augusto da Silva);

– São Vicente – SP (Cabo Ari Dirceu Fernandes Júnior e o Soldado Kleber da Silva Santos).

Fonte: Jornal Hoje em Dia