Inclusão será ampliada nos municípios piauienses

A inclusão digital nos municípios do Estado foi discutida na manhã desta quinta-feira, 21, no auditório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-PI), em Teresina. Participaram da reunião o delegado regional do Ministério da Agricultura (MDA), Adalberto Pereira, o diretor do Crédito Fundiário no Piauí, Francisco das Chagas Ribeiro Filho, o Chicão, a representante do Projeto Territórios Digitais do MDA, Rosana Moura, e representantes dos Territórios de Desenvolvimento do Estado.

O desafio do Projeto Territórios Digitais, criado em 2008, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), é melhorar as condições de vida da população com a ajuda da tecnologia. Por meio da instalação de Casas Digitais em comunidades rurais, o projeto amplia o exercício da cidadania a assentados da reforma agrária, agricultores familiares, difundindo o acesso a políticas públicas, a troca de experiências com outras comunidades e ações que fortalecem a promoção do desenvolvimento sustentável do meio rural.

É a própria comunidade quem decide se é importante ter uma Casa Digital. A comunidade deve fazer parte de um Território da Cidadania. Após a instalação dos equipamentos, a comunidade passa por um processo de formação que respeita suas particularidades e necessidades. A incorporação da tecnologia ao cotidiano da região tem foco na educação e no desenvolvimento local.

A partir do processo de formação, a comunidade passa a ser responsável pela gestão da Casa Digital. Os multiplicadores comunitários formados são encarregados de replicar o aprendizado para quem procura o espaço.

Esse projeto traz grandes benefícios para o homem do campo, sobretudo para o Piauí, onde, segundo informações da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), existem 469 laboratórios de informática funcionando nos municípios.