Monte do Carmo inicia festejo do dia de São Sebastião

O município de Monte do Carmo, localizado a 89 km de Palmas, inicia nesta terça-feira, 19, as comemorações do dia de São Sebastião em um tradicional festejo na cidade.

O festejo de São Sebastião é uma tradição secular sem registro definido de quando teve início. Todo dia 20 de janeiro, os vaqueiros se reúnem na cidade para render graças e louvores ao Santo, de uma forma diferente: montados a cavalo, um dos principais instrumentos de trabalho do homem sertanejo.

No período festivo os devotos adoram a imagem de São Sebastião e renovam a fé. Como agradecimento e pagamento de promessas os romeiros fazem doações de prendas, que são leiloados após as novenas na porta da igreja.

A festa é organizada pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e pela Comunidade Carmelitana. (Colaborou Wlisses Jason de Oliveira Negre)

Programação:

19 de janeiro:
15 horas – Eliminatória da corrida de cavalos no aeroporto local (Burros, Curraleiros, ¾ Três Quartos, Meio Sangue e Puro Sangue);
19 horas – Ultima novena e leilão;
22 horas – Baile nos clubes da cidade.

20 de janeiro:
5 horas – Queima de fogos;
8 horas – Missa em louvor a São Sebastião;
9:30 horas – Final da corrida de cavalos no aeroporto local (Burros, Curraleiros, ¾ Três Quartos, Meio Sangue e Puro Sangue);
14 horas – Aglomerações de vaqueiros, peões, cavaleiros e amazonas no centro da cidade montados em seus animais;
16 horas – Inicio da procissão dos vaqueiros;
18 horas – Missa dos Vaqueiros na porta da Igreja Matriz;
20 horas – Sorteio de brindes e acessórios rurais;
22 horas – Baile nos clubes da cidade.

21 de janeiro:
8 horas – Missa dos Romeiros e encerramento da festa.
Extraido do site www.clebertoledo.com.br