Ministro Manevy: "O Piauí é pioneiro em políticas culturais"

A noite da última segunda-feira (18) no Palácio de Karnak marcou um momento histórico para a cultura do Piauí. O governador Wellington Dias assinou o termo de cessão do prédio que sediará o Centro Cultural Banco do Nordeste do Estado. Com previsão de entrega em 18 meses, o Centro de Teresina é o 4° e custará R$ 6,5 milhões para oferecer todos os serviços gratuitos e promover uma integração ainda maior entre público e espectador.

Alfredo Manevy - Naruna Brito
O ministro interino da Cultura, Alfredo Manevy, acompanhou a solenidade e colocou o Ministério à disposição do Piauí, não só no que diz respeito à instalação do Centro, mas do desenvolvimento de projetos que proporcionem estimular a valorização da cultura no Estado. Manevy elogiou o Piauí e disse que o preconceito e a desconfiança por parte dos outros Estados é injustificado. "O Piauí sempre sai na frente em relação à políticas culturais. Este foi o primeiro Estado a apresentar uma proposta de edital para um fórum de pontos de culturas estaduais. Verifica-se essa preocupação aqui de trabalhar com as políticas culturais. E essa visão de pobre, de Estado improdutivo é um absurdo. Você pode falar em economia mais ou menos desenvolvida, mas cultura não. Todas as culturas são desenvolvidas a seu modo", disse.

De acordo com Manevy, este ano o presidente Lula injetou mais R$ 800 milhões na cultura, fazendo com que a área passasse a representar 1% do orçamento geral da União. Parece pouco, mas o ministro garante que isso já é um grande avanço e que só na atual gestão é posível ver as ações do Ministério. "As pessoas pensam que foi o presidente Lula que criou o Ministério da Cutura, mas não foi. Ele já existe há mais de 10 anos, mas ninguém via as ações concretas que vemos agora. Agora a cultura para a ser entendida como uma demanda, uma necessidade".

O termo de cessão o imóvel foi assinado também pelo ministro e pelo presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smiths. Durante a solenidade, foram apresentados os outros centro, localizados em Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Souza (PA), e também projeto do espaço em Teresina. O Centro ficará em um prédio histórico construído em 1948 e considerado o primeiro arranha-céu de Teresina.

 

A partir do mês de março, serão realizados seminários com os artistas para que comece a se delinear a programação do Centro. O acesso a todos os espaços e gratuito e o Banco define que pelo menos 70% da programação deve ser composta de atrações locais.

A solenidade foi bes prestigiada, tanto por autoridades como por artistas, representantes de associações e civis. Presentes o deputado federal Osmar Júnior, os vereadores Décio Solano e Rosário Bezerra, o presidente da Associação Piauiense de Municípios e prefeito de Bocaina Francisco Macêdo, o chefe de gabinete do Piauí em Brasília Roberto John, o secretário de Planejamento do Estado Sérgio Miranda, Sônia Terra e Cinéas Santos, respectivamente secretários estadual e municipal da Cultura e o vice prefeito de Teresina Elmano Férrer.

Da Redação