Jô na pauta da política mineira

Cotada para ser vice tanto na chapa do PT quanto do PMDB ao Governo de Minas nas eleições majoritárias de outubro próximo, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) pautou a imprensa mineira neste início de ano, ao colocar em seu perfil no twitter que o vice-presidente José Alencar interveio para dirimir tensão entre PMDB e PT. Eis a notícia do Jornal O Tempo, assinada pelo jornalista Rafael Gomes, com o título: “José Alencar assume missão de unir base de Lula em Minas.

jo e alencar

O vice-presidente da República, José Alencar (PRB), entrou nas negociações para tentar montar um palanque único da base do presidente Lula (PT) em Minas Gerais. Alencar tentará fazer com que PT e PMDB cheguem a um acordo em relação à candidatura ao Palácio da Liberdade. A coordenação da pré-campanha da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), estaria preocupada com a possibilidade de divisão na base durante a candidatura presidencial.

A presidente do PCdoB em Minas, deputada federal Jô Moraes, postou em seu perfil no Twitter, na internet, que há uma "tensão nos bastidores da política mineira" com a costura de um acordo entre o PMDB e o PT e a intervenção do vice-presidente. Segundo a parlamentar, o grupo mais ligado a Dilma e ao presidente Lula insiste na tese de que o melhor caminho em Minas é uma candidatura única ao governo.

"Se o PT já estivesse no governo, seria impossível qualquer movimento que não fosse a cabeça de chapa. Como o PT não está no governo, a construção de uma aliança para vencer as eleições é o caminho mais provável", contou Jô, que, em 2008, teve o apoio na disputa pela prefeitura da capital de Alencar, que indicou o vice da chapa.

De acordo com a deputada, as pesquisas apontam hoje para uma maior viabilidade da candidatura do ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), e será difícil o PT de Minas convencer Dilma e Lula de que as candidaturas do ex-prefeito Fernando Pimentel ou do ministro Patrus Ananias tenham mais chances.

"Se na hora da definição as pesquisas apontarem para a situação como está agora, as próprias lideranças do PT vão saber qual é o melhor caminho", completou Jô, cotada para assumir a vaga de vice na candidatura ao governo tanto do PT quanto do PMDB.

Resposta

O presidente reeleito do PT em Minas, deputado federal Reginaldo Lopes, confirmou que conversou com Alencar sobre a disputa ao governo estadual. Segundo ele, o vice manifestou o desejo de ver uma aliança entre os partidos apoiadores do presidente Lula em Minas. "Todos nós defendemos uma aliança entre PT e PMDB. O problema é que os dois partidos querem a cabeça de chapa. Vamos continuar conversando" prometeu Lopes”.

Fonte: /www.jomoraes.com.br